Presídios do Estado terão mais 10 scanners corporais
Dentro de três meses, mais presídios, entre eles o Estabelecimento Penal de Segurança Máxima de Campo Grande, devem receber scanners corporais. São mais dez aparelhos para as inspeções de pessoas que entram nas unidades penais. Os novos equipamentos contam com tecnologia de ponta e representam um grande avanço para a segurança das unidades prisionais, possibilitando inspeção mais eficaz e sem constrangimentos para quem passa pela revista corporal.
Com recursos oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), inicialmente, foram adquiridos cinco scanners, com investimento de R$ 1.919.000,00, que vão atender unidades prisionais de Campo Grande, Coxim, Dois Irmãos do Buriti e Paranaíba. O próximo lote, de dez equipamentos, se dará por locação, também com verbas do Funpen. Os aparelhos já estão em fase final de licitação, com previsão de serem disponibilizados até março.
Os detalhes de funcionamento da nova tecnologia para início da utilização nas penitenciárias foram apresentados na sexta-feira (18) ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e ao presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves. Também participaram diretores de estabelecimentos prisionais e o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap), André Luiz Santiago.
* Leia a reportagem, de Thiago Gomes, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.