Portal Correio do Estado está de cara nova

07/02/2020 09h18 - Atualizado há 4 anos

Em comemoração aos 66 anos do Correio do Estado, site terá novas ferramentas de tecnologia e conteúdos especiais

Cb image default
O novo Portal Correio do Estado também terá uma versão mais intuitiva para os smartphones, com um visual mais limpo e informações sobre o clima e a cotação do dólar logo na tela inicial do celular - Valdenir Rezende

Portal Cara Nova - Naiane

O novo Portal Correio do Estado foi ao ar hoje, com todas as informações que o leitor procura logo nas primeiras horas do dia. Se a dúvida for o clima instável de Campo Grande ou a cotação do dolár, os usuários poderão encontrar as informações necessárias ainda na página inicial do site, que vem com novos conteúdos de jornalismo e ferramentas de comunicação mais modernas, como o podcast e o newsletter.

A estreia do novo layout do site celebra os 66 anos de trajetória do Correio do Estado, fundado em 7 de fevereiro de 1954. Um dos mais antigos de Mato Grosso do Sul, o jornal carrega o peso de quem começou a divulgar as notícias da região antes mesmo do estado nascer e apesar de manter o foco no papel, que continuará circulando de segunda a sábado, vislumbra o futuro em frente as telas luminosas dos smartphones.

Para Marcos Fernando Alves Rodrigues, um dos diretores do Correio do Estado, com as mudanças implementadas no portal, o jornal busca manter a fidelidade do leitor por meio de um conteúdo de excelência e um layout intuitivo e moderno. “Sempre buscamos melhorar o conteúdo jornalístico do Correio do Estado, para que o leitor possa ter todas as informações em um único lugar. Com esse novo layout vamos continuar trabalhando com notícias mais elaboradas e informações apuradas com precisão e profundidade. É a qualidade ao invés da quantidade”, acredita.

CADERNOS ESPECIAIS

O novo Portal Correio do Estado tem mudanças que começam no layout e seguem pelo conteúdo. A partir de agora o site conta com cadernos temáticos especiais, entre eles, de Esporte, o único feito totalmente em podcast e publicado sempre às segundas-feiras.

No mesmo dia, a coluna Nutrição e Boa Forma também entra no ar, com um conteúdo diferenciado sobre saúde e bem estar. Já às terças-feiras, logo após o feriado de Carnaval, é a vez da estreia da Entrevista da Semana, produzida com personalidades a partir de conteúdos atuais e relevantes para a população.

A programação continua na quarta-feira com a coluna sobre turismo, enquanto às quinta-feiras é a vez de se informar sobre Tecnologia, além de Carreira e Empreendedorismo e, por fim, na sexta-feira, saber as novidades sobre Veículos. “A proposta é que em cada dia da semana o leitor tenha acesso a um assunto específico, abordado com profundidade”, ressalta Rodrigues.

Já de segunda à sábado, as colunas de Cláudio Humberto e Giba Um terão sua versão online.

Para dar vida a todos os conteúdos, o novo layout foi construído por uma equipe de programadores altamente preparada. “O site foi redesenhado para ter uma boa usabilidade, ser mais limpo e intuitivo”, explica o analista de sistemas, Adriano Pessoa.

Ao lado de Adriano, os analistas de sistema Antônio Dias e Wallace Nascimento também projetaram um novo aplicativo tanto para o sistema iOS quanto para o Android. Do outro lado, o analista de marketing digital, Denis Ajala e os publicitários Nelson Prado e Rodrigo Lescano se empenharam em tornar o layout agradável aos usuários.

“O desenvolvimento foi pensado para que cada usuário tenha acesso a melhor imagem com o menor uso de banda, sem prejudicar a experiência. Tudo isso de forma automática. A busca também tem uma qualidade superior a partir de agora, sendo que fica mais fácil para os leitores encontrarem informações e notícias específicas”, ressalta Nascimento. 

ACESSIBILIDADE

Além do podcast de Esportes, as reportagens convencionais também terão uma versão em áudio. De acordo com o diretor, o objetivo da iniciativa é aumentar a acessibilidade ao site. “A proposta é que todos tenham o acesso a informação. Quem preferir ouvir pelo áudio por alguma razão também terá essa facilidade”, diz.

NEWSLETTER

Pensando no futuro e nas tendências de mercado, o Correio do Estado também lança uma newsletter especial, em que é possível escolher as notícias que mais agradam de acordo com as editorias. Os e-mails com conteúdos para os leitores serão enviados uma vez por dia, semanalmente, com um breve resumo e um link para fácil acesso. “O sistema será automatizado de acordo com as preferências do leitor”, frisa Nascimento.

Todas as mudanças foram possíveis por meio da capacitação da equipe, que teve a mentoria do Facebook no processo. “Os profissionais frequentaram cursos e receberam a mentoria do Facebook, sendo que a partir de agora, os programadores terão a mentoria do Google por dois meses. Tudo para tornar a experiência do leitor ainda melhor”, acredita Rodrigues.

CLUBE DO ASSINANTE

Os assinantes do Correio do Estado terão novas oportunidades de desconto ao longo do ano. “Haverá uma carteirinha virtual, com geolocalização, que facilitará para o assinante encontrar o serviço com desconto mais próximo”, explica Rodrigues.

A versão do site para o app já está disponível nas lojas da Apple Store e Google Play. Leitores que já tenham instalado o app anteriormente, precisam atualizar o aplicativo para visualizar as novidades. 

Cb image default
Equipe de desenvolvedores do Portal Correio do Estado - Valdenir Rezende

CORREIO DO ESTADO