PONTA PORÃ: Após se acorrentar em poste na fronteira, paraguaio testa negativo para coronavírus

13/05/2020 08h19 - Atualizado há 4 anos

Elbio López recebeu resultado de exame do secretário de Saúde de Ponta Porã Patrick Derzi

Cb image default

Crédito: (Marcelino Nunes)

O paraguaio Elbio López, que desde a manhã desta terça-feira, dia 12 de maio, está acorrentado a um poste da rede elétrica na rua que divide Ponta Porã de Pedro Juan Caballero, não tem coronavírus. Segundo o site Campo Grande News, as três pessoas que estão com ele no hotel em frente ao local do protesto também não foram infectadas, mostram exames feitos hoje pela Secretaria de Saúde de Ponta Porã.

Impedido de regressar a seu país por causa da quarentena decretada há dois meses em decorrência da pandemia, Elbio López se acorrentou no poste do canteiro da avenida que separa os dois países. Ele afirma que está há dois meses em Mato Grosso do Sul trabalhando, mas decidiu regressar ao Paraguai para se submeter à quarentena antes de ir para casa.

Entretanto, López não recebeu autorização para cruzar a fronteira. Em protesto, se acorrentou ao poste embaixo de chuva e prometeu fazer greve de fome se a situação não for resolvida. O vereador Marcelino Nunes (PDT), que acompanha o caso, disse ao Campo Grande News que autoridades sanitárias do outro lado da fronteira aguardam autorização da imigração Paraguai para permitir a entrada de Elbio López.

Nesta tarde, o secretário de Saúde de Ponta Porã Patrick Derzi e equipe da Vigilância Epidemiológica foram ao local para acompanhar o caso. López soltou a corrente e foi ao hotel para ser coletado material para exame de coronavírus. As outras três pessoas que estão com ele no hotel também foram examinadas.

Depois, o paraguaio voltou a se acorrentar ao poste. Ele promete ficar no local até ser autorizado pelo governo de seu país a regressar ao Paraguai. O resultado do exame foi entregue a ele no local do protesto pelo secretário de Saúde.

DOURADOS NEWS