Polícia investiga ameaça contra dois jornalistas na fronteira
Sindicato de Pedro Juan Caballero pede rigor nas apurações
Os jornalistas Gustavo Manuel Báez Sánchez, 28, e Humberto Andrés Coronel Godoy, 33, que trabalham na Rádio Amambay 570 AM, em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, cidade distante 225 quilômetros de Campo Grande sofreram ameaças nesta sexta-feira (10). O caso foi denunciado na 7ª Delegacia de Polícia.
As ameaças foram feitas por meio de um cartaz deixado pela manhã em frente à casa de Gustavo Báez. “Sabe muitas coisas, vamos ir apagando o que sabe muito, Gustabo e Umbertito”, diz a frase escrita, que também referência a colega Umberto Godoy.
Após formalizada a denúncia, o SPP (Sindicatos dos Jornalista do Paraguai), por meio da delegacia regional de Amambay, divulgou nota de solidariedade aos colegas de Pedro Juan Caballero, onde também repudia o ato.
Na nota o sindicato dos jornalistas também “exige das autoridades jurisdicionais competentes uma investigação séria e responsável para chegar ao (s) autor (es) do ato punível de que foram vítimas”.
Ainda de acordo com a entidade, é necessário que sejam ativados protocolos de proteção tanto para os membros da imprensa quanto para seus familiares, a fim de resguardar sua integridade física. "Pedimos atenção especial às autoridades para esclarecer este ataque à liberdade de imprensa", conclui a nota do SPP.
Marcos Morandi
MIDIAMAX