PM de MS cria programa de meritocracia para destacar trabalho de policiais
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM) criou um programa para destacar e premiar o trabalho de policiais que estejam exercendo suas funções com esmero, comprometimento e dedicação, visando uma melhor prestação de serviço a comunidade.
Entre os prêmios estão desde a dispensa de dois a quatro dias do serviço, elogio individual/coletivo, recebimento do certificado de policial padrão, indicação de medalhas, recebimento de condecorações, escolha de unidade em que o militar pretende trabalhar, cancelamento de punição mais grave e até indicação de serviço de apoio militar remunerado com diárias.
Para fazer esse reconhecimento, a corporação criou uma tabela com uma pontuação para cada tipo de ação que o policial executar. O cálculo leva em conta o número de horas de trabalho executadas e a atividade desenvolvida.
Deste modo, o registro de um auto de infração de trânsito sem a identificação do condutor, rende ao policial 0,1 ponto, enquanto que a apreensão de uma arma de fogo de uso restrito lhe assegura 30 pontos.
A portaria que institui o programa aponta que poderão participar da iniciativa todos os praças, o que inclui soldados, cabos, sargentos e subtenentes e, até mesmo oficiais, desde que não estejam em cargos de chefias ou comandos.
O programa terá três fases durante o ano. A primeira na unidade, diretoria, coordenadoria ou chefia imediata do policial; a segunda nos chamados grandes comandos e a terceira no Comando-Geral da corporação.
Um policial, por unidade, com maior pontuação acumulada no mês será considerado “Policial Militar Padrão”, recebendo um certificado oferecido pelo comando da corporação. A pontuação acumulada, entre 1º de janeiro e 30 de novembro de cada ano, resultará na indicação de “Policial Militar Padrão Destaque do Ano”, por atividade desempenhada e por Comando ou chefia, recebendo também um certificado.
G1 MS
Foto: João Garrigó / Sejusp