Mutirão contra a dengue já vistoriou 130 mil casas em MS, diz prefeitura
A Prefeitura Municipal de Campo Grande apresentou, nesta sexta-feira (8), um balanço dos mutirões de combate à dengue, além de divulgar as novas ações para o ano de 2016. Uma delas é a criação de uma equipe móvel de médicos e a ampliação do horário de atendimento em seis unidades de saúde.
O borracheiro José Ferreira Marques separou pneus velhos para serem recolhidos. Ele disse que já teve casos de dengue na família e por isso não deixa esses materiais em qualquer lugar. Mas nem todos fazem a sua parte. Em um terreno abandonado, próximo à sua residência, a reportagem da TV Morena encontrou pneus jogados com água parada, que podem rapidamente se tornar criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika virus.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), mais de 300 borracharias e ao menos 130 mil imóveis foram visitados pelos agentes de saúde. E nestes mutirões, com parceria do Exército, foram recolhidos mais de 16 mil pneus, segundo o tenente-coronel Edson Feitosa Galvão.
Ainda de acordo com a Sesau, as ações de prevenção e combate prosseguem nos meses de janeiro e fevereiro. Uma das metas é visitar todos os imóveis da cidade, totalizando ao menos 340 mil domicílios. Para dar conta da demanda, as seis unidades de saúde começam a funcionar no terceiro turno, a partir da próxima segunda-feira (11).
G1 MS