MS recebe seis mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus
Testes serão feitos prioritariamente em profissionais das áreas de saúde e segurança
Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu, nesta sexta-feira (3), seis mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus e mais três mil testes comuns, de biologia molecular, enviados pelo Ministério da Saúde.
Testes rápidos serão usados em profissionais da área de saúde que atuam em postos e hospitais e agentes de segurança que apresentarem sintomas, como policiais, bombeiros e guardas municipais.
Resultados saem entre cerca de 15 a 30 minutos e objetivo é que profissionais que atuam na linha de frente no atendimento aos casos suspeitos e confirmados sejam diagnosticados e tenham oportunidade de retornar, de forma segura, as atividades, que são consideradas essenciais.
Além da remessa enviada pelo Ministério da Saúde, a SES também tem processo em andamento para compra de dez mil unidades do teste rápido, que serão enviados prioritariamente a hospitais que atendam casos de Covid-19 nas macrorregiões do Estado.
Este tipo de teste é indicado entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, que incluem febre e tosse, e não é recomendado para uso em toda a população por não ser capaz de diagnosticar a doença no início.
Quanto aos testes de biologia molecular – RT-PCR, serão usados para exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen), em pacientes com suspeita de Covid-19 de todo o Estado. Neste teste, resultados ficam prontos entre 24h a 72h após o recebimento da amostra.
Glaucea Vaccari
CORREIO DO ESTADO