Moradores constroem passarela ao lado de ponte que desabou em MS
Desde que a ponte da rodovia MS-382 sobre o rio Santo Antônio desabou moradores das comunidades rurais de Guia Lopes da Lagunabuscam alternativas de acesso à estrada que liga a cidade a Antônio João, no sul do estado, e aos assentamentos Retirada da Laguna e Rio Feio.
Pela segunda vez, uma passarela está sendo construída no local, desta vez com a ajuda de comunidades rurais e prefeitura. Segundo a prefeitura, a nova passarela deve ficar pronta nesta segunda-feira (7).
Logo depois do desabamento, o Exército construiu ao lado da ponte uma passarela para pedestres e ciclistas, que também foi levada pelas águas do rio há três semanas.
Segundo o secretário estadual de infraestrutura, Marcelo Miglioli, a ponte de concreto será reconstruída. Em Guia Lopes da Laguna, 40% dos quase 13 mil habitantes vivem nas áreas rurais e a maior parte das famílias mora do outro lado do rio.
Por essa estrada, passava toda a produção de grãos, gado e leite das fazendas. Depois da queda da ponta, a alternativa foi um desvio por um aponte de mandeira.
O trajeto aumentou de 3 km para 15 km, e caminhão não podem passar pelo local, por isso, precisam ir por outra estrada, onde o desvio é de 140 km.
Agricultores e produtores de gado estão com problemas para transportar a produção. É o caso do pecuarista Estevão Rubint, que mora perto do frigorífico, mas está pagando mais caro para levar o gado até a indústria.
Quem mora nas fazendas reduziu as idas para a cidade e isso também afetou o movimento no comércio. Em uma loja de produtos veterinários e artigos de pesca as vendas caíram desde que a estrada ficou bloqueada.
A ponte foi inaugurada pelo ex-governador André Puccinelli em 2 de abril de 2012, com investimento de R$ 1,3 milhão oriundo do Ministério da Integração Nacional, para substituir uma estrutura de madeira que existia no local. A estrutura tinha 60 metros de extensão e fica na saída da zona urbana.
G1 MS