INFLUENZA: Saúde confirma três novos casos e MS soma 13 mortes por gripe

04/06/2019 00h00 - Atualizado há 5 anos
Cb image default
Divulgação

Número de mortes por gripe neste ano subiu para 13 em Mato Grosso do Sul, com a confirmação de três novos óbitos pela doença em menos de uma semana. Dados foram divulgados ontem (03) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Até a última quinta-feira (30), dez pessoas haviam sido vítimas da doença e, de lá para cá, foram confirmados os três novos casos, sendo um homem de 33 anos, que morreu no dia 30 de maio em Porto Murtinho; uma mulher de 36 anos, que veio a óbito no sábado (1º), em Corumbá, e havia recém dado à luz, tendo hipertensão específica da gravidez. Ambas as vítimas morreram por Influenza A H1N1.

A última morte confirmada ocorreu nesta segunda-feira (3), sendo a vítima uma mulher de 87 anos, que estava acamada, e morreu por Influenza A não subtipada, em Rio Verde de Mato Grosso.

De janeiro até hoje, somando as novas confirmações, já foram registrados cinco mortes por gripe em Três Lagoas, duas em Corumbá, duas em Rio Verde de Mato Grosso, e uma nos municípios de Aquidauana, Inocência, Campo Grande e Porto Murtinho.

SINTOMAS

Conforme os profissionais da Saúde, o vírus H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus da Gripe, ou seja, o paciente apresenta sintomas de febre alta, mal-estar, dores de cabeça, espirros constantes e tosse. Em alguns casos de H1N1, pode haver também dificuldade para respirar ou falta de ar.

Quando os sintomas aparecem, o aconselhável é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente para o diagnóstico médico e tratamento adequado.

Por GLAUCEA VACCARI

Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado

CORREIO DO ESTADO