Incêndio consumiu 2,5 hectares da base aérea e Aeroporto
Fogo que atingiu a base aérea de Campo Grande e do Aeroporto Internacional, na Vila Taveirópolis, consumiu uma área de 2,5 hectares de vegetação, segundo o Corpo de Bombeiros. O incêndio foi de grande proporção e chegou até o Bairro São Conrado, sendo possível ver as chamas e a claridade dos bairros vizinhos como Tijuca e Leblon, e até da parte central da Capital.
De acordo com moradores, o fogo teve início por volta de 19h e foi controlado às 22h. Porém, após um tempo, novos focos foram se formando e o Corpo de Bombeiros teve que retornar ao local. O incêndio chegou muito próximo aos fundos de um residencial.
Na manhã deste sábado (26), a reportagem do Correio do Estado esteve no local e encontrou entulhos no entorno do muro da base aérea e indícios de fogo proposital nesses montes, o que pode indicar costume da população em atear fogo em lixo nas proximidades.
Ainda conforme moradores da região, ventava no momento do incêndio e fagulhas de algum entulho queimado podem ter iniciado o fogo, que se espalhou rápido por conta do vento. O Corpo de Bombeiros não informou oficialmente as causas do fogo.
Entretanto, ontem o calor predominou em Campo Grande, com máxima de 38,1°C e sensação térmica de 43°C, segundo o meteorologista Natálio Abrahão. Além do calorão, o tempo estava seco, com umidade mínima de 17%, o que pode contribuir para o início e propagação do fogo em vegetação.
COMBATE
Conforme informações dos bombeiros, as equipes chegaram ao local no início da noite e trabalham para evitar que o incêndio chegue até a pista de pousos e decolagens do aeroporto. Assessoria de imprensa da Base Aérea confirmou que o fogo começou em vegetação, provavelmente devido ao calor e mato seco, e que não atingiu equipamentos, aeronaves ou a estrutura da base.
Funcionários do Aeroporto afirmam que pelo fato do fogo estar nos fundos do terreno, não houve interdição de pista nem cancelamento ou atrasos de voos. No entanto, como as chamas se espalham rapidamente e estavam próximas da pista, bombeiros pediram reforço de equipes para auxiliar no combate e evitar que os focos chegassem até uma área importante.
Pessoas que passavam pelo local se assustaram com o fogo alto, suspeitando de que pudesse ter havido queda de aeronave. Ouvinte da Rádio Mega 94 foi um dos que passaram pela região e afirmou que o incêndio tomou conta da mata.
Veja flagrantes de moradores da região:
https://www.facebook.com/correiodoestado/videos/1667524243377741/?t=0
Por FÁBIO ORUÊ E ALÍRIA ARISTIDES
CORREIO DO ESTADO