Homem internado no Tiradentes pode estar com sarampo
Sintomas são característicos da doença, mas só exame vai confirmar
Homem de 46 anos deu entrada, no último sábado (28), no Centro Regional de Saúde (CRS) do Bairro Tiradentes, em Campo Grande, com suspeita de sarampo, por estar apresentando sintomas como exantemas pelo corpo, coceira e febre, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
O paciente, que está internado isoladamente dos demais, começou sentir os sintomas a cerca de nove dias e por três vezes procurou unidades de saúde da rede privada, mas o caso dele foi tratado como alergia, conforme informou a família aos médicos. No CRS ele foi medicado, onde segue estável em observação.
Como procedimento, foi feita a coleta de sangue do paciente para a realização do exame de sorologia, que deve ficar pronto em até 14 dias, afirmou a Sesau em nota.
Mato Grosso do Sul foi o Estado com maior cobertura de vacinação contra o sarampo no País, com índice de 115,92%, segundo balanço divulgado no último dia 13 de dezembro pelo Ministério da Saúde. No total, 99,4% das crianças de até um ano de idade estão vacinadas no país com a tríplice viral – sarampo, rubéola caxumba.
Neste ano, o Ministério da Saúde realizou duas etapas de vacinação contra o sarampo em municípios brasileiros que fazem fronteira com outros países, como é o caso de Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com o Paraguai e Bolívia.
Mato Grosso do Sul tem dois casos confirmados de sarampo, sendo um homem 52 anos, morador de Três Lagoas, que viajou para Jundiaí, onde apresentou os primeiros sintomas, e um bebê de 10 meses, que foi diagnosticada após testes realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela viajou para o estado de São Paulo, em agosto, e quando na volta para Campo Grande começou a apresentar os sintomas.
FÁBIO ORUÊ E GLAUCEA VACCARI
CORREIO DO ESTADO