Guia Lopes da Laguna ampliará barreira sanitária para controlar entrada de pessoas

15/05/2020 08h16 - Atualizado há 4 anos

Município registrou aumento de 46 casos confirmados do coronavírus

Cb image default
Divulgação

Fábio Oruê

Barreira Sanitária de Guia Lopes da Laguna vai contar com reforço de efetivo depois que o município registrou aumento de 46 casos confirmados para do coronavírus. O município vai oferecer toda a estrutura para a ampliação do local as secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública e da Saúde, darão suporte às ações de controle de entrada de pessoas na cidade, já a partir de hoje (15).

A ampliação da barreira será no posto da Iagro, ao lado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Iagro, que integra as 17 barreiras sanitárias, vai contar inicialmente com o apoio de efetivo da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Guia Lopes.

A prefeitura será responsável pela ampliação do local, como a instalação de tendas, garantir suprimentos para aquisição de insumos e alimentação, além de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para as equipes.

Além disso, a Saúde repassou um ventilador portátil, máscaras, aventais, luvas, toucas, protetores faciais, óculos de proteção, álcool líquido e em gel, e macacões impermeáveis, em caráter emergencial, para o município.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a situação do município é motivo de preocupação diante do avanço sequencial dos casos de coronavírus no município. “Sendo assim, as medidas de contenção são emergenciais e oportunas. As barreiras sanitárias exercem um papel fundamental, porém, para efetividade tanto desta como de todas as ações do governo e do município é necessária a conscientização da população, que deve fazer sua parte e seguir com isolamento social e com os protocolos sanitários”, disse.

Segundo o presidente da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), coronel do Corpo de Bombeiros Militar Hugo Djan, a ação integrada vêm responder de forma imediata a questão de pandemia. “Vamos atuar montando um posto de controle e monitoramento na entrada da cidade, que busca fazer a verificação da entrada de pessoas no município e o acompanhamento. Pedimos para que a população fique tranquila e o mais importe, fique em casa”, disse ele.

O boletim sobre a taxa de isolamento informa que o município está entre as cidades que apresentam melhor índice isolamento, com registro de 51,5%.  

CORREIO DO ESTADO