Ginga Cia de Dança apresentará, em Sidrolândia, o espetáculo de dança “Se Você Me Olhasse Nos Olhos”.

13/04/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Paquera, negação, disputa, confirmação? O que pode acontecer após uma troca de olhares? Com movimentos de dança, instigados pelos cinco sentidos e ao som de uma trilha sonora apaixonada, os bailarinos encenam ‘as possibilidades’ no espetáculo “Se Você Me Olhasse Nos Olhos”, da Ginga Cia de Dança.

A apresentação acontece no domingo (19), às 20 horas, na Praça Central Porfírio de Brito em Sidrolândia-MS e será gratuita. O projeto tem investimento da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), pelo Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança de 2014.

Segundo uma das diretoras, Renata Leoni, a criação foi coletiva e partiu de um desejo de alguns intérpretes em recriar um espetáculo da Ginga de 2008, chamado “Amor Líquido”, do coreógrafo e diretor da Cia, Chico Neller. “Debruçar-se novamente sobre uma criação e investigar o que ainda não foi explorado foi o que nos impulsionou a tratar novamente do tema da ‘fragilidade dos laços humanos’, assunto recorrente nas criações do Chico para a Ginga, ao longo dos 29 anos de existência da companhia”, revela. A concepção do projeto também foi feita com base em um livro do sociólogo Zigmunt Bauman, “Amor Líquido”, que trata da instabilidade dos laços de afeto na pós-modernidade, as relações flexíveis.

A Ginga Cia de Dança também vai realizar na cidade uma oficina de formação, voltada para interessados na área da dança, que tenham conhecimento prévio de alguma técnica ou experiência. Será dividida em três partes: preparação e aquecimento, experimentação do jogo e mostra de vídeo e diálogo. O objetivo é propor exercícios para a percepção do corpo como meio de comunicação e diálogo entre os participantes. A entrada é gratuita e o encontro será realizado no dia 19, às 14 horas, na Casa de Cultura.

Um pouco sobre a Ginga Cia de Dança:

Com experiências estéticas e coreográficas que passam pela dança, jazz, moderna e contemporânea, a Ginga Cia de Dança vem, há 29 anos, elaborando pesquisas e criações artísticas bem como aperfeiçoando a atuação de seus bailarinos no cenário da dança cênica contemporânea regional e nacional. Seus mais recentes trabalhos atestam essa preocupação com a formação, como ocorreu em 2013 e 2014, por meio dos projetos “FIC com a Dança” e “Dancidades”.

Texto de  Lucas Rocha Siqueira