Focos do Aedes estão em casas e moradores querem que agentes limpem quintal

24/01/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) constatou que 86,2% dos focos de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, estão nas residências.

O número foi constatado durante mutirão para combater a dengue, realizado neste sábado (23), nos bairros Lajeado, Dom Antônio, Parque do Sol e arredores, região com maior infestação do mosquito na cidade.

Segundo o secretário de saúde, Ivandro Corrêa Fonseca, foram detectados focos em caixas d’água descobertas, pneus de veículos automotores e bicicletas estocados em residências, além de outros recipientes onde os vetores se proliferam. “Precisamos conscientizar a população das ações preventivas. Nosso objetivo não é curar o cidadão, mas evitar que eles adoeçam”.

PROBLEMA

Uma das questões constatadas pelas equipes da Sesau foi que parcela da população aguarda que os agentes “limpem seus quintais”, quando a função principal é de orientação. “O melhor agente de saúde é o cidadão, ele é quem deve, nesse momento de epidemia, cuidar do seu espaço e conscientizar seus vizinhos das ações que impeçam a proliferação do Aedes aegypti”, pontuou o secretário.

Correio do Estado