Estiagem já dura 41 dias e persiste até o fim do mês

24/07/2018 00h00 - Atualizado há 5 anos

As chances de o sol forte deste inverno dar lugar a dias de chuva, são pequenas

A estiagem já dura 41 dias em Campo Grande e 67 dias em outros municípios de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não há previsão de mudança deste cenário nos próximos dias. A única possibilidade de chuva está prevista para o fim deste mês. 

Em Cassilândia, a 436 quilômetros da Capital, a última chuva foi no dia 19 de maio, enquanto na Capital ocorreu no dia 13 de junho. Mas no mês de junho inteiro foram 11 milímetros, sendo que na última precipitação foram 5,2 milímetros. 

“No inverno as frentes não conseguem entrar, pois a região é muito instável e por isso o tempo seco, com baixa umidade. Quase não tem nuvem e a preocupação é com a incidência solar, queimadas e problemas respiratórios”, explicou a meteorologista do Inmet, Helena Balbino.

Há possibilidade de chuva somente para o fim do mês de julho e, mesmo assim, é esperada a chegada de uma frente fria nesta terça-feira (24) no sul do Estado que não deve mudar o cenário, por enquanto. 

Outro meteorologista do instituto, Ernesto Alvin explica que a mudança climática será principalmente nas temperaturas. Mas a passagem da frente vinda do Rio Grande do Sul será rápida. “Só vai mesmo baixar a temperatura, não deve provocar chuvas hoje e amanhã. A frente vai se deslocar rapidamente, não vai ficar muito tempo e, na quarta-feira (25), a temperatura deve começar a subir e novo”.

Alvin afirma ainda que “a baixa umidade e a ausência de nuvens significativas mantêm os dias quentes e as noites frias. Esta situação persiste na sexta-feira”.

O Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima (Cemtec/MS) confirma que “as chuvas estão estimadas para ocorrer no fim do mês de julho, especialmente nos municípios das regiões sudoeste, sul e inclusive na Capital”, segundo a coordenadora, Franciane Rodrigues.

Por NATALIA YAHN - Correio do Estado

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado