Estado volta a registrar aumento no número de óbitos

21/10/2020 08h01 - Atualizado há 3 anos
Cb image default
Divulgação

Glaucea Vaccari

Aumento de mortes

Boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (20) aponta que, depois de vários dias com queda no número de mortes por Covid-19, Mato Grosso do Sul voltou a registrar óbitos acima da casa dos dez, com 15 vítimas nas últimas 24 horas.

“Tivemos um números expressivo de óbitos em nosso estado, 15, nós anunciamos números menores nos últimos dias, mas hoje deu um salto. Mostra mais uma vez a letalidade do vírus e que nós não podemos vacilar”, disse o secretário estadual de Sáude.

Com isso, média móvel de mortes por Covid passou de 8 para 9 por dia. Taxa de letalidade permanece em 1,9% e a de contágio em 0,94%.

Das 15 vítimas, nove eram de Campo Grande, duas de Três Lagoas, e as demas de Cassilândia, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Desde o início da pandemia, 1.512 pessoas morreram pela doença causada pelo coronavírus no Estado.

Conforme Resende, desde o dia 14 de outubro o Estado não registrava número tão alto de óbitos.

“Isso mostra mais uma vez que a doença está presente e que precisamos continuar a ser vigilantes e fazer os apelos que fazemos desde 15 de março: isolamento social, uso de máscaras, regra de higiene enquanto não chega a vacina”, ressaltou o secretário.

Quanto aos casos confirmados, foram 453 novos nas últimas 24 horas. No total, o Estado soma 77.743 casos confirmados, com 72.240 considerados recuperados.

Há 303 pacientes internados, além de cinco de outros estados, sendo 179 em leitos clínicos e 159 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Taxa de ocupação de leitos é de 69% na macrorregião de Campo Grande, 59% em Dourados, 36% em Três Lagoas e 59% em Corumbá.

“Pacientes com outros agravos na saúde são majoritários. Os pacientes não-Covid são superiores aos com Covid ou casos suspeitos”, declarou Resende. 

CORREIO DO ESTADO