Escolas do Sesi de Dourados e Três Lagoas embarcam para Mostra Brasileira de Foguetes
As equipes das escolas do Sesi de Três Lagoas e Dourados embarcaram rumo à cidade de Barra do Piraí (RJ), onde vão participar da 12º edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), quer será realizada durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, de 22 a 25 de outtubro. Com um bom desempenho na fase regional, as equipes das duas escolas obtiveram as melhores pontuações e foram selecionadas para participar da etapa nacional, que contará com cerca de 200 alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Na madrugada desta segunda-feira (22/10), o time da Escola do Sesi de Três Lagoas, formada pelos alunos Rodrigo Percinoti, João Vitor Stermoto e Letícia Canavarro Turci, todos da 3ª série do Ensino Médio, embarcou do Aeroporto Internacional de Campo Grande com destino ao Rio de Janeiro (RJ), tendo a orientação do professor Fernando Anselmo Ferreira, que leciona a disciplina de Física. Os alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas alcançaram uma distância de 118 metros na fase municipal ao atirarem o foguete.
“Desde que foi a divulgada a classificação dos times e vimos nosso nome na lista está sendo uma experiência incrível, parece que ficha está caindo agora. Esperamos obter um bom resultado e trazer a vitória para a nossa escola”, disse Letícia Navarro em nome do time, minutos antes de embarcar. Na quinta-feira (25/10), será a vez do time da Escola do Sesi de Dourados, composto pelos alunos Tiago Colar, Julia Garcia e Luiza Fernandes, seguirem rumo ao Rio de Janeiro. A equipe conquistou o 3ª lugar na fase municipal, dentre as 50 inscritas no torneio, totalizando mais de 150 alunos.
As provas da MOBFOG consistem na construção de foguetes com garrafas pet e suas respectivas bases de lançamentos, um trabalho inteiramente realizado pelos alunos. Somente aqueles que alcançam as maiores distâncias e atingem pelo menos 100 metros são classificados para a etapa nacional da competição, chamada “Jornada de Foguetes”. A MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.
SESI | Dicom
FIEMS