Dourados acumula 21 milímetros de chuva e segue em alerta para tempestade

11/11/2020 08h03 - Atualizado há 4 anos

Limpeza e desobstrução das ruas bloqueadas por árvores caídas ainda devem prosseguir por pelo menos 15 dias em Dourados

Cb image default

 Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste indicam que choveu 21.5 milímetros em Dourados desde que novembro começou. Ainda contabilizando os estragos do temporal de domingo (8), o município segue em uma zona de perigo de tempestade, conforme aviso divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O alerta iniciado às 14h de segunda-feira (9) tem fim previsto para 11h desta quarta-feira (11) e aponta como riscos potenciais, chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo, bem como risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Eventos climáticos semelhantes aos descritos pelo Inmet ocorreram duas vezes em menos de 15 dias na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

No domingo, segundo o coordenador da Defesa Civil no município, Ademir Marins, embora a chuva tenha sido tímida, de 9 milímetros, foram registradas rajadas de vento localizadas, com velocidade estimada de 60 quilômetros por hora.

Anteriormente, em 26 de outubro, o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste apurou 24.0 milímetros de chuva durante 1 hora e 28 minutos e registrou rajadas de vento com velocidade 46 quilômetros por hora às 7h25, classificadas como muito fortes.

Os danos da primeira tempestade foram tamanhos que a prefeita Délia Razuk (sem partido) decretou situação de emergência. Mas a limpeza e desobstrução das ruas bloqueadas por árvores caídas ainda devem perdurar por mais de 15 dias, conforme relatado ao Dourados News pelo secretário interino de Serviços Urbanos, Wellinton Luiz Santana Lopes. (saiba mais)

Acionado para atuar em meio aos estragos dos temporais, o 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) divulgou recente balanço por meio do qual informa mais de 100 ocorrências de quedas de árvores nesses dois casos, entre o final de outubro e esse início de novembro.

Conforme o Inmet, esta quarta-feira deve ser de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas, mínima de 18ºC e máxima de 34ºC. Depois, aponta clima encoberto com chuvisco na quinta-feira (12), de 21ºC a 37ºC, muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas na sexta-feira (13)m de 20ºC a 39ºC, e novamente encoberto com chuvisco sábado (14) e domingo (15), entre 21ºC e 38ºC e de 23ºC a 37ºC, respectivamente.

Já o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia de hoje, e máxima de 27ºC.

Pancadas de chuva são previstas para quinta-feira e sexta-feira, com máximas de 24ºC e 27ºC, respectivamente, parcialmente nublado no sábado, de 20ºC a 31ºC, predomínio de Sol no domingo, de 20ºC a 31ºC, e chuvas isoladas segunda-feira (16) – de 21ºC a 29ºC - e terça-feira (17) – de 19ºC a 31ºC.

Por André Bento

DOURADOS NEWS