Dois anos após estudo técnico, fibra ótica será implantada em MS

16/08/2018 00h00 - Atualizado há 5 anos
Cb image default
Divulgação

Chamamento público e abertura de edital será feita nos próximos meses

Quase dois anos depois da autorização para estudo técnico para viabilizar a implantação de fibra ótica em cidades de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja anunciou a assinatura de Parceria Público-Privada (PPP) para realização do serviço. O chamamento público e abertura de edital será feita nos próximos meses. 

O governador não soube dizer qual será o valor do investimento, porém garante que o serviço será oferecido em todas os municípios do estado. “Modelamos um programa para a gente poder levar a fibra ótica, banda larga, em todas as 79 cidades”. 

Em janeiro do ano passado, o Conselho Gestor do Programa de Parceria Público-Privada de MS autorizou o estudo técnico destinado à estruturação, implantação, operação e manutenção de rede de telecomunicações por meio de infovia digital ou como conhecemos, fibra ótica.

A empresa Globaltask Tecnologia e Gestão S/A foi autorizada pelo conselho a realizar os estudos e detalhes foram publicados do Diário Oficial do Estado de hoje. Pela PPP, o objetivo da administração estadual é estruturar o programa Estado Digital Inteligente, interligando os municípios e todos os equipamentos das unidades públicas estaduais através de cabos defibra ótica, colocados em anéis óticos, criando uma infraestrutura de conectividade digital.

O sistema irá contemplar serviços de telefonia, para atender todas as unidades públicas estaduais; área de saúde, na telemedicina, central de laudos, informações de vigilância sanitária; educação, no ensino a distância; na segurança pública, atuando no videomonitoramento, acesso online aos sistemas tribunais; fisco estadual, no controle e fiscalização online nas fronteiras e arrecadação; e a inclusão digital, com pontos de acesso à internet para a população.

Por TAINÁ JARA - Correio do Estado

Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado