Documentaristas, arquiteto renomado, piloto; saiba quem são as vítimas de queda de avião no Pantanal

24/09/2025 11h12 - Atualizado há 5 horas
Cb image default

 Crédito: Montagem/g1

As quatro pessoas que morreram no acidente aéreo em Aquidauana, na região do Pantanal, tinham carreiras marcantes em diferentes áreas. As vítimas foram identificadas como o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu, o documentarista Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr.

Kongjian Yu

Professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, um dos maiores do mundo, Kongjian Yu era referência internacional. Criador do conceito de “cidades-esponja”, projetava soluções urbanísticas inspiradas na natureza, capazes de absorver e reaproveitar grandes volumes de água da chuva.

Consultor do governo chinês, Yu tinha projetos em mais de 70 cidades e sua vinda ao Brasil estava ligada à Bienal de Arquitetura e a uma missão ao Pantanal sul-mato-grossense. Formado pela Universidade Florestal de Beijing e doutor por Harvard, era reconhecido por sua visão inovadora, premiada em diversas partes do mundo.

Luiz Fernando Ferraz

Diretor e produtor especializado em documentários e obras de não-ficção, Luiz Fernando atuava na Olé Produções desde 2007, além de parcerias com outras produtoras. Nos últimos anos, comandou projetos de destaque internacional, como a série indicada ao Emmy Internacional Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia (HBO/Pacha Films), além de To Win or To Win, sobre o clube árabe Al Nassr FC.

Seu trabalho também passava pela valorização da arte e arquitetura, como no documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza, exibido em diversos festivais pelo mundo.

Rubens Crispim Jr.

Nascido em São Paulo e formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, Rubens construiu carreira como documentarista, diretor de fotografia e produtor independente. Fundador da produtora Poseídos, que atuou por quase 20 anos, trabalhou com grandes canais como Discovery, National Geographic, Globo e TV Cultura.

Seu portfólio inclui o filme Segue o Baile Bixiga 70, exibido em festivais nacionais e internacionais, além de produções para o Canal Brasil e plataformas de streaming. Entre 2019 e 2023, coordenou o departamento de audiovisual da Amigos da Arte e, mais recentemente, dirigia documentários sobre exposições da Pinacoteca de São Paulo.

Marcelo Pereira de Barros

Piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros vivia em Aquidauana e era conhecido na região por realizar sobrevoos turísticos no Pantanal e na Serra da Bodoquena. Prestava serviços de táxi aéreo e deixa dois filhos.

Nas redes sociais, amigos e conhecidos lamentaram a morte de Marcelo, lembrando dele como um profissional experiente e apaixonado pela aviação.

Investigações

A aeronave era um modelo Cessna de pequeno porte. Segundo a Polícia, após atingir o solo o avião explodiu e os corpos ficaram carbonizados. As causas da queda ainda são apuradas pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), com apoio do Corpo de Bombeiros.

(Com informações do G1)