Documentaristas, arquiteto renomado, piloto; saiba quem são as vítimas de queda de avião no Pantanal
As quatro pessoas que morreram no acidente aéreo em Aquidauana, na região do Pantanal, tinham carreiras marcantes em diferentes áreas. As vítimas foram identificadas como o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu, o documentarista Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr.
Kongjian Yu
Professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, um dos maiores do mundo, Kongjian Yu era referência internacional. Criador do conceito de “cidades-esponja”, projetava soluções urbanísticas inspiradas na natureza, capazes de absorver e reaproveitar grandes volumes de água da chuva.
Consultor do governo chinês, Yu tinha projetos em mais de 70 cidades e sua vinda ao Brasil estava ligada à Bienal de Arquitetura e a uma missão ao Pantanal sul-mato-grossense. Formado pela Universidade Florestal de Beijing e doutor por Harvard, era reconhecido por sua visão inovadora, premiada em diversas partes do mundo.
Luiz Fernando Ferraz
Diretor e produtor especializado em documentários e obras de não-ficção, Luiz Fernando atuava na Olé Produções desde 2007, além de parcerias com outras produtoras. Nos últimos anos, comandou projetos de destaque internacional, como a série indicada ao Emmy Internacional Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia (HBO/Pacha Films), além de To Win or To Win, sobre o clube árabe Al Nassr FC.
Seu trabalho também passava pela valorização da arte e arquitetura, como no documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza, exibido em diversos festivais pelo mundo.
Rubens Crispim Jr.
Nascido em São Paulo e formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, Rubens construiu carreira como documentarista, diretor de fotografia e produtor independente. Fundador da produtora Poseídos, que atuou por quase 20 anos, trabalhou com grandes canais como Discovery, National Geographic, Globo e TV Cultura.
Seu portfólio inclui o filme Segue o Baile Bixiga 70, exibido em festivais nacionais e internacionais, além de produções para o Canal Brasil e plataformas de streaming. Entre 2019 e 2023, coordenou o departamento de audiovisual da Amigos da Arte e, mais recentemente, dirigia documentários sobre exposições da Pinacoteca de São Paulo.
Marcelo Pereira de Barros
Piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros vivia em Aquidauana e era conhecido na região por realizar sobrevoos turísticos no Pantanal e na Serra da Bodoquena. Prestava serviços de táxi aéreo e deixa dois filhos.
Nas redes sociais, amigos e conhecidos lamentaram a morte de Marcelo, lembrando dele como um profissional experiente e apaixonado pela aviação.
Investigações
A aeronave era um modelo Cessna de pequeno porte. Segundo a Polícia, após atingir o solo o avião explodiu e os corpos ficaram carbonizados. As causas da queda ainda são apuradas pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), com apoio do Corpo de Bombeiros.
(Com informações do G1)