Dia mais quente do ano em Mato Grosso do Sul tem sensação térmica de 48°C
Os termômetros em Campo Grande marcaram 38 °C na tarde desta quarta-feira
Ricardo Campos Jr
Baixa umidade do ar e sensações térmicas acima de 40°C. Esses são os efeitos da onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul em cheio nesta quarta-feira (9). O fenômeno fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, com grau de severidade de perigo.
Segundo dados do meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, hoje é o dia mais quente do Estado até o momento. Os termômetros em Campo Grande marcaram 38 °C nesta tarde, mas com a umidade do ar em 13%, a população sentia na pele uma temperatura de 47°C.
E a Capital não é a mais quente do Estado. Em Corumbá, a sensação chegou aos 48°C, com máxima de 38,4°C e umidade a 20%.
Água Clara e Três Lagoas, na região leste, bateram 40,7°C de temperatura com sensação térmica de 49°C. Por lá, a umidade do ar ficou em torno dos 11% durante a tarde.
Já Ribas do Rio Pardo teve máxima de 39,8°C com sensação de 48°C.
Conforme o Climatempo, além do sol forte, ventos quentes ganham força na média e baixa atmosfera e ajudam a aquecer o ar no Estado.
Nstas condições, permanece a recomendação de ingerir bastante líquido, umidificar ambientes, fazer refeições leves, redobrar atenção com idosos e crianças, evitar exposição ao sol e suspender atividades físicas.
CORREIO DO ESTADO