Defensoria Pública investe em inteligência artificial para melhorar serviços

11/10/2018 00h00 - Atualizado há 5 anos
Cb image default
Divulgação

Inteligência artificial parece um tema de filme de ficção cientifica, mas já é uma realidade na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Na semana passada, servidores da Secretaria da Tecnologia da Informação da Instituição participaram de um simpósio no Rio de Janeiro que discutiu a disrupção tecnológica no sistema de Justiça.

O Simpósio “Tecnologia e Sistema de Justiça – Uma Disrupção Inevitável” propôs debater como as novas tecnologias podem permitir um tratamento mais efetivo, barato e legítimo na solução de conflitos. Segundo Evandro Higuchi, diretor da TI da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, os próximos passos do setor são fomentar a formação continuada de servidores e adquirir softwares para ampliar os avanços na área.

A inteligência artificial já está sendo usada na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul com o sistema de agendamento, instalado pela Administração Superior em maio deste ano. Nestes cinco meses, a tecnologia está evitando as filas e otimizando o atendimento à população.

“O sistema utiliza inteligência artificial estudando o perfil de cada núcleo, quantos atendimentos, casos novos, retornos, quanto tempo cada atendimento leva, horário de início do atendimento, horário de almoço, férias e licenças. Ele compila tudo e gera a disponibilidade de horários para cada defensor público, respeitando suas funções específicas e a previsão de ausência. O sistema está interligado com outros que também desenvolvemos aqui na Defensoria Pública, sempre com o objetivo de dar celeridade ao trabalho da defensora e do defensor público e facilitar a vida do assistido”, explicou Higuchi.

Sobre trabalhos em desenvolvimento para um futuro breve está um software que também utiliza inteligência artificial para facilitar o peticionamento das ações. “A ideia do sistema é calcular o perfil dos defensores, quais as palavras que ele mais utiliza em suas ações e assim fazer sugestões de acordo com o perfil dele em um programa que será interligado com os outros sistemas da Defensoria Pública”, afirmou o diretor.

Além deste, serão lançados em breve sistema que utiliza a tecnologia do qrcode para registrar a chegada do assistido à unidade e um programa de gestão de processos para defensoras e defensores públicos.

Saiba o que é inteligência artificial

A inteligência artificial é um ramo da informática que visa criar máquinas inteligentes e tornou-se uma parte essencial do setor de tecnologia. Inclui a programação de computadores para determinados traços, tais como conhecimento, raciocínio, solução de problemas, percepção, aprendizagem, planejamento, capacidade de manipular e mover objetos.

Uma máquina programada para utilizar a inteligência artificial tem a capacidade de decidir entre opções pré-estabelecidas, qual é a melhor. Isso é feito com base em bancos de dados que são constantemente abastecidos por novas informações pelo próprio sistema.

Por Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul