Cresce 5,4 pontos a intenção de consumo das famílias de Campo Grande nos últimos 12 meses
As famílias campo-grandenses têm melhorado o poder de compra em 2017. Nos últimos 12 meses, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 5,4 pontos, segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta quarta-feira (25).
Em outubro deste ano, a intenção de consumo das famílias atingiu 80,3 pontos, um leve crescimento em comparação a setembro que registrou 80 pontos. O indicador foi influenciado pela renda atual (4,7%), seguido pelo empego atual (2,6%).
O menor índice foi registrado pela intenção de compra de bens duráveis (- 3,7%), seguido pela perspectiva profissional (- 3,3%).
A pesquisa ainda apresentou a falta de confiança dos consumidores em relação à situação atual do emprego. Segundo o levantamento, 33,7% disseram que se sentem mais seguros este ano, em relação ao mês de outubro de 2016.
Outro ponto mostrado foi em relação à faixa salarial dos entrevistados. Aqueles que recebe até 10 salários mínimos tiveram um aumento de meio ponto na intenção de consumo. Por outro lado, quem recebe mais de 10 salários, sofreu uma redução do poder de compra de (-1,1) ponto.
Pesquisa
A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio. O indicador mede com precisão a avaliação que os consumidores fazem dos aspectos importantes da situação de vida de suas famílias, tais como capacidade de consumo atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.
G1 MS
Foto: Reprodução/TV Morena