COVID-19: Saúde teme aumento de casos nos próximos dias como reflexo do feriadão
Isolamento ficou baixo e houve várias aglomerações, que podem refletir no boletim daqui cerca de 14 dias
Glaucea Vaccari
Mesmo com a desaceleração dos novos casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul, preocupação da Saúde é com aumento das confirmações nos próximos dias, como reflexo do feriadão da Independência.
Secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone, disse que o comportamento da população durante o fim de semana e feriado pode ter aumentado o contágio.
Boletim epidemiológico aponta que, nas últimas 24 horas, foram confirmados 701 novos casos e 17 mortes por covid-19 no Estado.
Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que houve uma desaceleração no número de confirmações e queda nas internações, com 490 pessoas internadas.
“Não é motivo ainda de comemoração, estamos observando a doença, principalmente após o feriado prolongado em que não tivemos distanciamento social e tivemos aglomeração”, salientou Christine.
Das 17 novas mortes, 12 ocorreram em Campo Grande e uma em Fátima do Sul, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba e Rio Brilhante.
Média móvel de casos dos últimos setes dias é de 638,7 casos confirmados por dia e 16 mortes.
Taxa de contágio, que até ontem estava em 1,12%, caiu para 1,08%.
“Nosso principal objetivo é a diminuição da taxa de contágio. Se diminuir a taxa de contágio, teremos declínio maias acelerado da doença no estado”, reforçou Resende.
O total de infectados desde março totaliza 56.046 no Estado.
Dos casos confirmados, 5.252 estão em isolamento domiciliar, 49.280 estão sem sintomas e já estão recuperados e 490 estão internados.
Mato Grosso do Sul soma 1.024 mortes pela doença.
A taxa de letalidade também teve queda, passando de 1,8% para 1,7%.
CORREIO DO ESTADO