COVID-19: A cada 100 testes realizados, 40 dão resultado positivo em Campo Grande
Secretário de Saúde disse que taxa é extremamente alta e maioria dos casos tem atingido jovens
Glaucea Vaccari
Contágio por Covid-19 continua em patamar elevado em Campo Grande, com taxa de positividade de 40%, ou seja, a cada 100 testes realizados, 40 dão resultado positivo para a doença causada pelo coronavírus.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a maioria dos casos tem sido confirmados em pessoas jovens, o que é alarmante, pois essa faixa etária costuma apresentar sintomas menos graves e dá a sensação de que a doença está controlada.
"Isso é algo que nos preocupa. Felizmente um grande contingente está numa faixa jovem, por isso estamos mantendo um patamar de internações que está girando entre 220 e 225, o que é 40% em relação aos períodos de agosto e setembro", disse.
No entanto, secretário ressaltou que em locais onde a Covid-19 está controlada, a taxa de positividade é de 5%, e o índice recomendado pelas autoridades de saúde é de até 25%.
No estado, o percentual médio é de 25%, o que indica que a cada 100 testes, 25 são positivos.
"Essa alta taxa de positividade, nós poderemos ter nos próximos dias aumento das taxas de internação e poderá haver no número de óbitos, vamos torcer para que isso não aconteça", afirmou.
Taxa de contágio está em 0,92% e orientação é para que a pessoa que apresentar qualquer sintoma gripal ou respiratório procure uma unidade de saúde.
Nas últimas 24 horas, foram confirmados 176 novos casos e três mortes pela doença em Mat Grosso do Sul. Média móvel é de 426,4 casos novos por dia e 8,4 óbitos diários.
Vítimas eram de Aral Moreira, Fátima do Sul e Paranhos. Taxa de letalidade permanece há meses em 1,9% e número de mortes chega a 1.693.
Quanto a taxa de internação, também foi registrado aumento e há, atualmente, 225 pessoas internadas em hospitais públicos e privados, sendo 130 em leitos clínicos e 97 em Unidades de Terapita Intensiva (UTI).
No total, Estado tem 88.111 confirmações do doença, com 81.862 já recuperados e 4.556 em isolamento domiciliar.
CORREIO DO ESTADO