Corpo de Bombeiros Militar celebra Semana de Prevenção Contra Incêndio

29/06/2020 09h52 - Atualizado há 3 anos

Entre as atividades previstas, está prevista uma doação voluntária de sangue por parte dos militares da Capital, no dia 1° de Julho.

Cb image default
Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) iniciou as comemorações da Semana de Prevenção Contra Incêndio, período que vai do dia 28 de Junho ao dia 04 de Julho de 2020. Já no dia 02 de Julho é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro.

Para celebrar essas datas e conscientizar a população sobre os cuidados preventivos para evitar incêndios, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) irá desenvolver atividades em seus quartéis, bem como em suas mídias sociais na internet.

Entre as atividades previstas, está prevista uma doação voluntária de sangue por parte dos militares da Capital, no dia 1° de Julho.

O comandante da corporação, Coronel BM Joilson Alves do Amaral, destaca a importância de celebrar essas datas.

“O CBMMS tem pautado seu trabalho em ações estratégicas e preventivas a fim de evitar acidentes. A Semana de Prevenção Contra Incêndio reafirma o trabalho da corporação nesse sentido e conscientizar a população”, disse o coronel.

O comandante dos bombeiros militares também destaca que, devido à Pandemia mundial do Coronavírus, diversas atividades comemorativas este ano foram suprimidas para evitar aglomerações. Nesse sentido, o CBMMS decidiu por enfatizar os trabalhos de conscientização em suas plataformas on-line.

2 de Julho - Dia Nacional do Bombeiro

A data lembra que em 2 de julho de 1856 o imperador Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio.

Naquela época, o sinal de incêndio, que era o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.

Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.

Publicado por: Fernando Carminati