CORONAVÍRUS: Máquina com capacidade de análise de testes 3 vezes maior chega ao Estado
O aparelho automatizado extrai 96 amostras em 2 horas de trabalho, atualmente neste mesmo intervalo de tempo é extraído somente 26
Gabrielle Tavares
Chegou aMato Grosso do Sul uma nova máquina que vai permitir maior agilidade nas análises dos testes para a Covid-19. Ela tem capacidade três vezes maior que o aparelho que faz esse serviço atualmente.
Cedida pelo Ministério da Saúde, o equipamento ficará no Lacen-MS. A previsão é que comece a funcionar em duas semanas, já que é necessária aquisição de produtos para extração.
“Ainda faltam os kits de extração cuja compra está tramitando, a equipe de engenharia está instalando o equipamento e outra equipe em breve dará um treinamento aos colaboradores para utilização”, afirmou o diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Ferraz Demarchi.
Expectativa é evitar os chamados testes represados, quando ficam muitas amostras para análise e os resultados demoram para sair e constar no boletim.
“Essa máquina, que é automatizada, extrai 96 amostras em 2 horas de trabalho, enquanto hoje, nossa capacidade é de extrair 24 amostras no mesmo intervalo de tempo”, explica Demarchi.
Com o aparelho em funcionamento não será mais necessário levar amostras para o Rio de Janeiro duas vezes por semana com avião do governo, como vêm acontecendo.
“Quanto antes o paciente tiver o resultado mais rápido, as medidas de tratamento e de contenção na propagação do vírus são eficientes”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
CORREIO DO ESTADO