Consórcio de cidades no Estado tenta impulsionar vendas e gerar empregos
Grupo de municípios da região sul do Estado estão em processo para obter certificação para comercializar produtos de origem animal para o Brasil. São 13 cidades pertencentes ao Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul (CONISUL).
É preciso padronizar legislação e estruturar serviços de acordo com exigências do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). As mercadorias que fazem parte da lista são carne, leite, mel, ovos, pescado e seus derivados.
O governo do Estado divulgou na sexta-feira (15) que se essas localidades obtiverem o registro, a produção local deve ser impulsionada, tanto com aumento de vendas, crescimento da arrecadação com tributos, bem como com a geração de empregos. Ainda não há estudo final para verificar quantas vagas seriam geradas.
“Podemos falar nos ganhos na saúde pública e na promoção do desenvolvimento das indústrias do nosso Estado, que terão suas fronteiras comerciais ampliadas permitindo a venda desses produtos para outros Estados da federação”, apontou o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas.
Outro benefício, este apontado pela gestora do SISBI em Mato Grosso do Sul, é a de verificação da qualidade dos produtos vendidos.
“Para os consumidores, a adesão de mais municípios ao sistema de inspeção representa uma maior oferta de produtos de qualidade além da melhoria no combate a fraudes e comércio de produtos informais, que podem causar danos à saúde”, afirmou Inês Costa e Almeida, da Superintendência Federal da Agricultura, setor ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O CONISUL é formado por Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorá, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
CERTIFICADO
O registrado buscado pelo consórcio de cidades do sul do Estado já foi obtido por grupo de outros municípios. O Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (CODEVALE) foi certificado em 2011.
Três indústrias dessa região, que comercializam carne, leite e mel, conseguiram aumentar sua produção e precisaram ampliar as contratações. O aumento de produção das empresas e a oferta de empregos à população contribuiu para o desenvolvimento dos municípios, indicou nota do governo do Estado.
O CODEVALE é composto por Nova Andradina, Anaurilândia, Ivinhema, Bataguassu e Batayporã.
EUROPA
Na sexta-feira (15), evento em Campo Grande divulgou a inclusão de Mato Grosso do Sul ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O Ministério da Agricultura confirmou o selo em publicação no Diário Oficial da União feita na quinta-feira (14).
A entrada do Estado no sistema permite que seja exportada carne e outros produtos para a União Europeia.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) está há um ano acompanhando esse processo para garantir a certificação. Foi preciso realizar ajustes na legislação estadual, aumentando infrações e penalidades; contratação de médicos veterinários e implantação de programas de qualidade.
Auditoria do MAPA fez vistoria em maio em Mato Grosso do Sul confirmando o atendimento às exigências federais.
“O mercado está cada vez mais exigente. Aderindo ao SISBI, o Estado acompanha essa evolução e passa a integrar um grupo seleto de Estados que hoje possuem o selo”, avaliou o diretor-presidente do IAGRO, Luciano Chiochetta.
Por RODOLFO CÉSAR
http://www.correiodoestado.com.br