Com nível internacional, produtora daqui mostra a qualidade da computação gráfica de MS

25/02/2019 00h00 - Atualizado há 5 anos
Cb image default
Divulgação

De concepção, são 11 meses; de atividades, oito. Nascida em Campo Grande, a produtora Macaw atende o mundo corporativo, em especial as agências daqui e São Paulo, e faz até trabalhos internacionais para os Estados Unidos, Espanha e Chile, mostrando que, apesar de Mato Grosso do Sul não ter tradição na computação gráfica, talento e qualidade não faltam.

O portfólio não esconde os grandes trabalhos, em sua maioria, animações para a Globo, Netflix, Santander, Bradesco, Mastercard e Budweiser. “A gente briga de frente mesmo, tanto é que somos convidados pelas agências, como AlmapBBDO, para poder palestrar e falar sobre o nosso dia a dia e como conseguimos trazer para Mato Grosso do Sul a produção deste tipo de material”, conta o diretor de arte Rodrigo Lescano.

A Macaw foi uma criação sua, junto ao sócio na direção de arte, Nelson Prado. Com 14 anos de carreira em São Paulo, Rodrigo consolidou um networking a ponto de trazer a cartela de clientes quando voltou a Campo Grande. “Com essa parada de internet mais rápida, aeroporto na cidade, favorece a gente ter uma equipe deslocada dos grandes centros do País, e nós temos um pouquinho mais de tempo que a galera de lá. Por conta disso, conseguimos estudar mais para poder fazer grandes produções”, explica. Por estar longe do eixo Rio-São Paulo, a produtora também tem um custo menor, a ser repassado às agências.

A equipe é nova, muito aplicada e, mais ainda, cobrada para fazer atendimentos com qualidade. “Eles nos procuram naturalmente porque a gente resolve problema quando tem que resolver”, afirma o diretor de arte. De colaboradores fixos na produtora, são cinco, mais os que trabalham no escritório em São Paulo e os que dão suporte, quando necessário, dos Estados Unidos. Os funcionários da produtora terminam o expediente de trabalho com lição de casa; depois da produção, é hora de terem aulas de animação com um diretor que trabalha em Nova Iorque.

Com uma visão de 360 graus, a Macaw oferece desde abertura de filmes, séries e novelas até spots de rádio, de acordo com a necessidade do cliente. “Para o que você precisar a gente tem fornecedor ou até aqui, internamente, conseguimos fazer e gerar. Então, o espectro de trabalho aqui é muito grande e o empresário ou a agência se sente muito à vontade aqui dentro”, considera Rodrigo.

Apesar de não atuar como agência, a Macaw produz como tal e se compromete desde o processo criativo na ponta até a entrega. “Eu duvido que tenha um laboratório mais moderno que o nosso de computação gráfica no Estado. Isso são os próprios fornecedores que nos falaram”, acrescenta Nelson.

O portfólio pesado pode até assustar, mas a experiência lá fora agrega-se, e muito, aos trabalhos voltados para Mato Grosso do Sul. “As agências olham hoje e falam: ‘Não dou conta de pagar vocês’. Mas o que é bacana é falar que, quando a gente faz um trabalho para a Budweiser, para a Coca-Cola, nós temos todo um processo de pesquisa que as grandes empresas fazem, e eles trazem conhecimento para nós aqui dentro, o qual será aplicado”, argumenta Rodrigo.

O nome Macaw, que do inglês significa arara, foi escolhido levando em conta o processo de identificação com o País e Campo Grande, já que a produtora tem clientes fora. “Todo mundo tem essa visão de cidade, mas a gente gosta muito deste processo de natureza e muitas coisas que produzimos são inspiradas nela”, justifica Rodrigo.

Os planos da Macaw são de crescer no Estado e fazer o mercado daqui elevar o nível. Os profissionais que estão trabalhando na produtora já tiveram a oportunidade de ir até o Festival Latino-Americano de Animação, em que Rodrigo palestrou, e fizeram contato com artistas do mundo inteiro.

“A Macaw é isso: incorpora tudo o que tem de bom, levando em conta a qualidade de vida e produzindo coisas de qualidade”, resume o diretor. A produtora é parte do grupo de empresas que contempla também o jornal Correio do Estado e a rádio Mega 94FM. “Nós temos o planejamento de melhorar também todos os materiais das empresas do grupo. Este é o motivo pelo qual estamos juntos hoje, para melhorar as coisas que são nossas e atender o mercado de fora com qualidade”, enfatiza o diretor de arte.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Macaw, acesse o portfólio deles pelo site https://macawbr.tv/ .

Foto: (Foto: Valdenir Rezende)

CORREIO DO ESTADO