Com apoio da Assomasul, Naviraí sedia Fórum de Cidades Digitais dia 8 de novembro

25/10/2018 00h00 - Atualizado há 5 anos
Cb image default
Divulgação

Com apoio institucional da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a cidade de Naviraí sediará no próximo dia 8 de novembro o I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Mato Grosso do Sul. 

O encontro é direcionado a prefeitos, gestores e vereadores da região com o objetivo de promover a troca de experiências, aproximando o poder público das novas tecnologias.

Promovido em parceria com a Prefeitura de Naviraí, o Fórum é gratuito para servidores públicos. As inscrições podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br.

A ideia é levar informação e serviços tecnológicos que facilitem a modernização dos municípios. 

O I Fórum de Cidades Digitais é patrocinado pela GOVBR e da CTMEGEO.

Facilita o acesso a informações importantes sobre como aprimorar os serviços públicos e melhorar a vida das pessoas pela tecnologia. As cidades digitais e inteligentes possibilitam maior controle da gestão, além de estreitar a relação entre cidade e cidadão, observa o diretor da RCD, José Marinho,.

PROGRAMAÇÃO

O evento traz modelos em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado. Ainda de acordo com o diretor da RCD, a ideia é abordar temas que atendam às necessidades atuais dos municípios no Sudoeste do Estado.

A tecnologia é transversal na administração pública e precisa ser incorporada no planejamento municipal, contemplando ações de curto, médio e longo prazo. Muitas vezes, são iniciativas simples que podem resolver os problemas dos moradores. No Fórum os gestores públicos poderão conhecer ferramentas para aumento de arrecadação, economia de recursos e informatização dos processos, adianta Marinho.

Cidades Digitais

Além do portal que é o principal meio de comunicação para gestores públicos que buscam informações sobre o uso de tecnologia nos municípios do país, a Rede Cidade Digital fomenta desde 2013 o uso estratégico das Tecnologias da Informação e Comunicação, principalmente, nas pequenas e médias localidades brasileiras por meio de eventos gratuitos para servidores públicos, em parceria com Prefeituras, governos estaduais e associações de municípios.

Prefeitos, gestores e vereadores de mais de mil municípios já participaram de fóruns e congressos de cidades digitais, atualmente, em seis Estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. O desenvolvimento local não acontece sem tecnologia.

As pessoas que vivem nas pequenas cidades também querem as mesmas facilidades, projetos que possam trazer o mesmo nível de conhecimento e entretenimento que acontece nos grandes centros. O que a RCD faz é descentralizar a informação, de modo que facilite esse processo de modernização nesses pequenos municípios também, afirma o diretor da RCD.

Por ASSOMASUL

Imagem Fachada ASSOMASUL Campo Grande