Casos de embriaguez ao volante já ultrapassam o total de 2017

14/07/2018 00h00 - Atualizado há 5 anos
Cb image default
Divulgação

O ano ainda não terminou e já foram registradas 634 autuações. Em todo ano passado foram 589

A quantidade de condutores autuados por embriaguez este ano na Capital já supera em 7,6% o total registrado no ano passado, de acordo com dados do Batalhão de Trânsito (BPMTran). Em 2017 foram 589 autuações do tipo com 291 prisões, já este ano - até o dia 30 de junho - foram 634 autuações com 164 prisões. 

Segundo o subcomandante da BMPTran, capitão Willian Silva do Nascimento, o aumento se deve, principalmente, à maior fiscalização através de blitzes e abordagens. “Temos apoios de outros órgãos nas ações”, afirma.

Mas além disso, o rigor da lei também deve ser levado em conta, já que atualmente, não se conside  ra embriagado apenas o condutor que passar pelo bafômetro, mas também os que apresentam “sinais de embriaguez, tais como odor etílico, agressividade, dentre outros”.

E a  Lei n°13.546/2017, que entrou em vigor no dia 19 de abril deste ano, ampliou as penas mínimas e máximas para o condutor que provocar, sob efeito de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito que resultarem em homicídio culposo (quanto não há a intenção de matar) ou lesão corporal grave ou gravíssima. 

* Leia a reportagem, de Natalia Yahn, na edição deste sábado/domingo do jornal Correio do Estado.

 Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado