Calorão dá trégua e pancadas de chuva ganham força na próxima semana no Estado

11/10/2020 08h36 - Atualizado há 4 anos

Chuvas podem ajudar a apagar incêndios que atingem o Estado, principalmente no Pantanal

Cb image default
Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado

Glaucea Vaccari

A forte massa de ar seco que influenciou o clima de Mato Grosso do Sul nas últimas semanas perde força e a circulação de ventos irá colaborar para o aumento das chuvas na próxima semana.

O calor extremo, que chegou a ultrapassar os 40°C, e os índices críticos de umidade devem dar uma trégua, com previsão de chuvas durante toda a semana.

Neste fim de semana já pode chover de forma isolada em algumas regiões, mas chuvas serão mais generalizadas a partir de segunda-feira (12).

A partir de terça-feira, umidade trazida por ventos de noroeste amazônicos, que passam a ficar mais úmidos nesta época do ano, e uma frente fria do sul do País, mudam os padrões climáticos.

Nos feriados de criação do Estado e Dia de Nossa Aparecida, dias 11 e 12 de outubro, respectivamente, as precipitações também devem influenciar na queda das temperaturas máximas, que devem baixar para 35°C, em média.

A instabilidade deve aliviar o calorão, aumentar os índices de umidade, e também colaborar para o controle de focos de incêndio, especialmente no Pantanal.

A partir da segunda quinzena do mês, pancadas de chuva típicas da primavera já ocorrerão de forma mais regular e as temperaturas não devem atingir os recordes já registrados.

Porém, o acumulo de precipitação ficará abaixo da média histórica em todas as regiões do Estado, com até 50 mm.

CORREIO DO ESTADO