Bebê de 1 ano, sem comorbidades, morre de Covid-19 em Ponta Porã

27/05/2021 14h56 - Atualizado há 3 anos

Criança testou positivo no último sábado e faleceu três dias depois, na terça-feira

Cb image default
Divulgação

Naiara Camargo

Um bebê do sexo masculino, de 1 anos, não identificou, faleceu vítima de Covid-19 em Ponta Porã, cidade localizada a 312 km de Campo Grande.

A criança foi diagnosticada com a doença no último sábado (22) e faleceu na última terça-feira (25). Ela não possuía nenhuma comorbidade.

As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A secretária adjunta de saúde, Christinne Maymone, alerta que o vírus tem acometido pessoas jovens e saudáveis ​​e não apenas idosos e pessoas com comorbidades.

Mato Grosso do Sul contabiliza 6.627 mil mortes e 283.302 casos desde o início da pandemia, sendo 55 óbitos e 1.714 confirmações nas últimas 24 horas.

Campo Grande registra 329 novos casos nas últimas 24 horas; Dourados 188; Ponta Porã 144; Corumbá 88; Ivinhema 87; Maracaju 74; Três Lagoas 66; São Gabriel do Oeste 51; entre outros municípios.

Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã, Dourados, Corumbá, Amambaí, Anastácio, Bataguassu, Bonito, Cassilândia, Deodápolis, Eldorado e Glória de Dourados são as cidades que batidas nas últimas 24 horas.

Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Terenos também entram na lista.

São 1.227 pessoas internadas, sendo 715 em leitos clínicos (505 público; 210 privado) e 512 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (389 público; 123 privado).

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 101%, Dourados em 95%, Três Lagoas 99% e Corumbá 100%.

Em fila de espera, 252 enfermos aguardam por um leito hoje em Mato Grosso do Sul.

Na Central de Regulação da Capital, 149 doentes sofreram por uma vaga, sendo 132 apenas de Campo Grande.

Já na Central de Regulação de Dourados, 40 pessoas estão no aguardo de um leito em hospitais e, na Central de Regulação do Estado (CORE), resultando em 63 pacientes.

Vacinômetro

A plataforma disponibilizada pela SES divulgada em tempo real a situação do processo de imunização em cada município do Estado.

As pessoas podem informar-se a respeito as doses foram aplicadas (dose 1 e dose 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam uma vacina; entre outros.

Segundo dados da ferramenta, 1.098.290 doses já foram aplicadas no Estado e 26,53% da população sul-mato-grossense está vacinada.

Na Capital, 389.557 doses já foram aplicadas, sendo 266.647 da primeira e 122.910 da segunda. Com isso, 29,43% da população campo-grandense está vacinada.

Confira aqui o calendário atualizado de imunização na Capital. Os dados são do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Sintomas do novo coronavírus

É possível que o cidadão esteja infectado pelo vírus da Covid-19, caso apresente os seguintes sintomas:

Febre;

Tosse seca;

Perda do olfato;

Perda do Paladar

Falta de ar;

Dificuldade para respirar;

Dor ou pressão do peito.

Orientações

A SES afirma que o isolamento social, o uso correto e contínuo de máscara e higienização com álcool gel e água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.

Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.

“Qualquer sintoma, não importa sua idade, se você é uma criança ou idoso. Vá a uma unidade de saúde ”, pede uma secretária adjunta.

É importante ressaltar que o cidadão deve manter todas as medidas de biossegurança mesmo após imunizado com as duas doses da vacina.

CORREIO DO ESTADO