Bandidos roubam quatorze estabelecimentos no final de semana; Veja o Vídeo
Onda de assaltos e falta de segurança estão deixando os comerciantes de várias regiões de Campo Grande com medo de continuar com o comércio. Isso porque a cada dia que passa quadrilhas estão inovando nos assaltos e deixam comerciantes e empresários com dificuldades no mercado de trabalho.
Cerca de 14 roubos com arma de fogo ocorreram em Campo Grande entre sexta-feira à domingo conforme registro das Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário e essa média só aumenta a cada mês que passa.
Dados da Secretaria de Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que, de janeiro à setembro, o total de 3.540 ocorrências de roubo foram registradas apenas em Campo Grande. Em todo o Estado, são 5.733 casos confirmados onde as vítimas registraram boletim de ocorrência.
CASOS
Na sexta-feira (25), em um açougue da Avenida das Bandeiras, na Vila Carvalho, três bandidos armados renderam ao menos 10 pessoas do lado de fora do estabelecimento e toda a ação dos criminosos foi registrada por câmeras de segurança (veja o vídeo no final).
[caption id= align=alignleft width=408] Assalto em açougue na Avenida das Bandeiras.[/caption]
Nas imagens cedidas ao Correio do Estado é possível ver os criminosos se aproximando do local já com a arma apontada para as vítimas. Em seguida, os bandidos vestidos com roupas xadrez e chapéus de palha entraram no estabelecimento e levaram todas as vítimas para dentro aos empurrões enquanto um dos comparsas de roupa preta cuidava o movimento. Após pegar o dinheiro o trio fugiu sentido bairro e entraram em veículo Voyage escuro.
Em entrevista à reportagem, o funcionário do açougue, de 60 anos, que não quis ser identificado disse que escapou por pouco. Eu estava no fundo temperando uma carne para o pessoal que estava lá na frente, eu percebi a movimentação estranha e ouvi gritando assalto, dei a volta por trás e subi no andar de cima para tentar ver alguma coisa que identificasse os bandidos ou até mesmo o carro, disse.
Outra funcionária, de 19 anos, que não quis ter o nome revelado, também escapou de ser refém. Era por volta das 20h20 eu sai para ficar ali do lado e não vi a movimentação, mas quando voltei para pegar algo os bandidos já tinham ido embora e o pessoal aqui que é amigo da loja estavam abalados, principalmente uma das meninas que está grávida, precisaram levar ela no hospital depois, contou a funcionária.
Ainda de acordo com o relato dos trabalhadores, os bandidos levaram as carteiras dos clientes e o dinheiro do caixa. Para resguardar a segurança eles não quiseram informar o quanto foi levado. Para os funcionários, o trio era bastante experiente o que deu a entender que a quadrilha veio de fora do Estado.
INSEGURANÇA
Comerciantes que estão na Avenida das Bandeiras reclamaram da falta de segurança e vários comércios ali já foram inumeras vezes assaltados. Sem ser identificada, a proprietária de uma lanchonete na região disse que é frequente a presença de usuários de drogas e pontos de prostituição e contou que é preciso ter mais policiamento. Aqui acaba o movimento a noite a gente já fecha porque a insegurança está grande, aqui já entraram uma vez pelo telhado, ultimamente carro parecido com o que está sendo divulgado na reportagem está rondando direto por aqui, contou.
Outro caso violento semelhante ao açougue ocorreu no dia seguinte sábado (26) em um mercado de utilidades no Jardim Inápolis. A ação flagrada por câmeras mostram os assaltantes armados ameaçando funcionárias e clientes. Nas imagens é possível ver um dos suspeitos, de camisa camuflada e boné azul, obrigar as operadoras de caixa a colocarem todo o dinheiro em uma sacola plástica. Enquanto os outros, um de boné vermelho e camisa xadrez e outro com camiseta azul e boné preto também armados ficaram com os reféns.
Informações de testemunhas são que depois de roubarem o dinheiro do mercado os suspeitos fugiram e ainda na frente do estabelecimento, um dos assaltantes atirou para cima para intimidar as vítimas. Uma cápsula de calibre 9 mm foi recolhida no local e entregue à polícia, segundo ocorrência registrada pelo proprietário do mercado.
Testemunhas relataram ainda que após sair do mercado, os três bandidos fugiram em um Polo Sedan preto. Há informações de que o quarto suspeito envolvido aguardava os comparsas dentro do carro.
[caption id= align=alignleft width=492] Roubo a mercado no Jardim Inapolis. [/caption]
Ambos os casos acima quanto os outros 12 registrados durante o fim de semana estão sendo investigados pela Polícia Civil que está em diligências em buscas pelos suspeitos.
A reportagem entrou em contato com o delegado geral adjunto da Polícia Civil Adriano Garcia Geraldo sobre a insegurança de modo geral e aguarda resposta.
Foto: Reprodução
Por BRUNA AQUINO
CORREIO DO ESTADO