Após matéria, jovem é chamada para fazer exame de coronavírus em UPA

16/03/2020 08h50 - Atualizado há 4 anos

Estudante teve contato com amiga infectada e foi até unidade do Vila Almeida, mas não foi atendida

Cb image default
Divulgação

Após matéria do jornal Correio do Estado informar que a estudante de medicina veterinária, Camila Rafaela Pangoni, 23 anos, não conseguiu fazer o exame para o Covid-19, o novo coronavírus, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Almeida, a jovem foi convidada a retornar ao posto para fazer o teste.

De acordo com a estudante, desde o final da tarde de sábado (14) ela tentava fazer um exame para detectar se estava com o novo coronavírus, isso porque a jovem entrou em contato com uma amiga que foi diagnosticada com a doença, mesmo sem apresentar os sintomas.

Ela decidiu ir até uma unidade de saúde pública, mas por não ter a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) teve o exame negado pela UPA. Entretanto, após o caso ser divulgado, a estudante conta que recebeu uma ligação, convidado para retornar ao posto de saúde. “Me ligaram falando para voltar na UPA do Vila Almeida, que iriam fazer o exame do coronavírus”, contou.

A jovem foi acompanhada do namorado e chegaram ao local, ontem (15), pouco antes das 15h, mas o exame foi realizado por volta das 17h45. “Eu e meu namorado fizemos. Ficará pronto em dois dias. Dessa vez foram super atenciosos”, declarou a jovem.

Antes, porém, Camila usou as redes sociais para demonstrar sua indignação por não conseguir realizar o exame. “Desde que eu soube do caso do neto do Zahran, eu e meu namorado tomamos todas as providências necessárias. Ficamos isolados na casa dele esperando o resultado da minha amiga, pois ela estava em uma festa comigo na quarta-feira a noite e na quinta-feira descobrimos que o namorado dela estava positivo para o coronavírus”, publicou.

A estudante é amiga de Thayany Silva, uma das duas pessoas confirmadas para coronavírus pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ela e a amiga foram em uma festa juntas, e ela conta que chegaram até a dividir o mesmo copo.

“Quando a minha amiga confirmou, eu liguei para os meus familiares informando o dela e eles foram atrás em busca de informações de como fazer o exame”, contou Camila.

BALANÇO

Em Mato Grosso do Sul há dois casos confirmados de coronavírus. Além de Thayany, um homem de 31 anos testou positivo para o vírus e está internado em um hospital particular de Campo Grande. Segundo informações do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, ele chegou a ficar isolado em casa, mas teve desconfortos respiratórios. O estado de saúde não é considerado grave e o paciente é monitorado.

Já Thayany Silva, namorada do empresário Ueze Zahran Stamatis (que também está com a doença, mas em São Paulo), está de quarentena e até agora não teve nenhum sintoma.

Daiany Albuquerque, Natalia Yahn

CORREIO DO ESTADO