Alerta do Inmet prevê chuvas de perigo potencial entre hoje até às 8 horas de amanhã
Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), prevê chuvas intensas com grau de severidade de perigo potencial para Mato Grosso do Sul. O período que as chuvas podem atingir o Estado começou às 11h deste sábado e vai até às 8 horas de domingo (29).
Segundo o alerta, o evento deve atingir principalmente o Sudoeste, Leste, Centro norte e Pantanal de Mato Grosso Do Sul.
Em Campo Grande, os fortes ventos iniciaram por volta das 14h30min deste sábado (28) e o Inmet ressalta o risco de queda de galhos de árvores e alagamentos. O Instituto pontua a precipitação entre 20, 30 ou 50 mm/dia.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Oito municípios de Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência devido aos estragos causados pela chuva que caiu na região nesta semana. Os dados são da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Os municípios que decretaram situação de emergência são: Tacuru, Naviraí, Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Iguatemi e Caarapó. Juti, Japorã, Eldorado e Mundo Novo.
Com o decreto, os municípios, por intermédio do Governo do Estado, poderão solicitar ao Governo Federal recursos para reconstruir pontos atingidos, como pontes e ruas.
Além de alagamentos e crateras, as chuvas danificaram 18 pontes e destruíram completamente outras 28. Os danos em rodovias estaduais e municipais ainda estão sendo levantados pelas coordenadorias municipais de Defesa Civil.
http://www.correiodoestado.com.br