Adolescentes passam mal e morrem após serem medicados e liberados em UPAs

31/01/2025 16h05 - Atualizado há 2 mêses

Casos foram registrados na quinta-feira (30) e passam por investigação

Cb image default
Unidade de Pronto Atendimento em Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, morreram na quinta-feira (30) após passarem mal, procurarem atendimento em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Campo Grande, serem medicados e liberados.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) investiga os casos. Conforme a pasta, os dois casos são distintos e não têm relação um com o outro, porém ambos aconteceram na quinta-feira.

O adolescente, de 14 anos, passou mal em casa. Assim, conforme os registros, ele estava com fortes dores no testículo e procurou a UPA Leblon pela manhã, onde foi medicado e liberado.

Já à tarde, as dores teriam aumentado, irradiando para o peito. Então, a família o levou novamente para a UPA, quando os médicos teriam notado gravidade e o encaminharam para o Hospital Regional.

Lá o garoto piorou, teve uma parada cardíaca e morreu.

Outro caso

Já no outro caso, que ocorreu no mesmo dia, o adolescente de 13 anos, que tem a síndrome de Marfan, uma doença genética rara, também passou mal em casa. Então, a família o encaminhou para UPA Coophavila, pela manhã.

Lá os médicos o atenderam e também liberaram. Porém, à tarde ele voltou à UPA, sendo novamente medicado e liberado.

Assim que chegou em casa, o adolescente se deitou no quarto e pouco tempo depois a mãe percebeu que ele estava desacordado. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas quando chegaram, o menino já estava sem vida.

Ambos os casos foram registrados como fato atípico e passam por investigação. Em nota a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) lamentou o ocorrido e disse que vai apurar os fatos em questão.

“A Sesau lamenta profundamente a ocorrência e manifesta solidariedade às famílias envolvidas”.

Mirian Machado, Thatiana Melo

MIDIAMAX