Abates de bovinos crescem 3% e vendas rendem R$ 2 bilhões a MS
Mesmo com a Operação Carne Fraca, escândalos e embargos ao setor frigorífico, Mato Grosso do Sul encerrou o ano de 2018 com volume de abates 3% maior que o registrado no ano anterior, de acordo com relatório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além disso, as exportações de carne bovina superaram os R$ 2 bilhões, em receita, valor 6,6% maior que em 2017.
De janeiro a dezembro do ano passado, segundo os números do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa) da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Mato Grosso do Sul (DFA-MS), foram abatidos pelos frigoríficos do Estado 3,2 milhões de cabeças de gado, 97 mil a mais que no mesmo período de 2017 (3,16 milhões de animais). Esse volume de abates representou 835,7 mil toneladas, 2,7% maior que do ano anterior, de 813,4 mil animais.
Segundo Régis Luís Comarella, do frigorífico Boibras e um dos diretores do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados do Estado de Mato Grosso do Sul (Sicadems), em 2018, os primeiros seis meses foram bons para a indústria de carnes, mas, entre julho e novembro, o desempenho foi muito ruim. “Os frigoríficos trabalharam com margem negativa”, pontuou.
Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado
* Leia a reportagem, de Daniella Arruda e Rosana Siqueira, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.