Como deixar sua casa mais fresquinha

07/02/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A gente ama ficar em casa relaxando nos dias quentes de verão, mas o que muitas vezes era pra ser um ambiente aconchegante acaba sendo insuportável por causa do calor. Ninguém quer passar isso na própria casa né?

Muitos não abrem mão do ar-condicionado, mas pra quem quer dar aquela economizada na energia e de quebra deixar a casa mais fresquinha naturalmente, é só conferir as dicas a seguir, que vão deixar o seu lar muito mais arejado  e gostoso para relaxar!

Escolha das cores

Isso mesmo, comece pelas cores. Pode não parecer uma mudança concreta para deixar a casa mais fresca, no entanto o cuidado na escolha sas cores acaba sendo aliada a afatores psicológicos, que acabam influenciando no conforto. Por essa razão invista em cores claras, de preferência tons como o azul e o verde, que remetem à natureza e não geram irritabilidade.

Escolha dos materiais

A escolha dos materiais, como pisos e texturas também podem geram esta sensação de bem bem estar e frescor. Revestimentos frios no piso, por exemplo. Isso inclui pátios; evite usar materiais como tijolo, pedra, concreto ou rocha, que retêm o calor por mais tempo do que áreas plantadas de jardim.

Outra dica é o telhado. Se for possível escolher, prefira um telhado de cor clara, que reflete a luz do sol ao invés de absorvê-la.

Iluminação 

Aproveite o horário de verão para acender as lâmpadas da casa apenas quando estiver realmente escuro. Aproveite ao máximo a luz do dia. Além do mais, dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas que, além do baixo consumo de energia, emitem menos calor do que as lâmpadas incandescentes e halógenas.

Fechar persianas e cortinas durante o dia irá ajudar a bloquear o calor. Assim que o sol atingir sua casa pela manhã,  deixe as janelas fechadas até o cair da noite.

Ventilação

Abra as janelas durante a noite, quando o ambiente estiver fresco o bastante para que as janelas sejam abertas novamente. Melhor se forem janelas específicas, que permitam a entrada do ar gelado noturno. Nas janelas, escolha modelos de tela solar, que bloqueiam os raios solares sem impedir a ventilação e a luminosidade.

Deixe todas as portas interiores abertas (incluindo as de armários e despensas). Portas fechadas significam calor acumulado. Resfrie também sua casa com ventiladores. Utilize ventiladores portáteis para empurrar o ar fresco de outros cômodos e atrair o frescor para o ambiente desejado.

Cortinas, tapetes, lenços e almofadas

Troque as cortinas de tecidos mais pesados por mais leves e claros, mas que sejam opacos. Também opte por almofadas com tecidos finos e acetinados.

Coloque tecido branco sobre tudo o que for felpudo em sua casa.  Tecidos de cores claras refletirão o calor em vez de absorvê-lo e a textura macia ainda dá uma maior impressão de frescor.

Tapetes? Nem pensar. Aliás, essa é uma excelente época retirá-los para mandar lavar. Para as mantas de sofá use tecidos leves, como algodão e linho. Os estofados também podem ficar sem mantas se forem de couro sintético, mais geladinhos.

Crie sombras

Se você mora em casa, cultive plantas e árvores no seu quintal ou jardim. Se você mora em apartamento, planeje um toldo na varanda.

Fontes de calor

Aparelhos eletrônicos, em geral, aquecem o ambiente. Quando for possível, mantenha-os desligados da tomada, que além de ajudar na diminuição do calor é super econômico!

vilamulher.com.br