Xodó do Mundial, menina de 10 anos supera oito rivais: Meu melhor tempo

08/08/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Engana-se quem pensa que a pequena Alzain Tareq foi a Kazan apenas para participar. Aos 10 anos, a nadadora mais nova a disputar um Mundial é competitiva e não escondeu que ficou insatisfeita com o último lugar dos 50m borboleta em sua estreia na sexta-feira. Neste sábado, voltou para a piscina com o objetivo de fazer melhor. E conseguiu. Nos 50m livre, sua segunda e última prova na competição, a pequena do Bahrein foi terceira colocada em sua série, bateu outras seis rivais bem mais velhas, e ainda alcançou seu recorde pessoal. No geral, terminou em 105º entre 113 atletas - superando oito adversárias.

- Eu estou muito feliz. Foi o meu melhor tempo, gostei muito - disse Alzain.

Mostrando boa técnica, Tareq completou a prova em 35s78, quase três segundos abaixo de sua antiga melhor marca nos 50m livre. Foi terceira colocada na bateria, vencendo outras seis atletas bem mais velhas, com idades entre 14 e 22 anos. O desempenho surpreendeu nadadores experientes, como o americano Matt Grevers, dono de quatro ouros olímpicos.

- Eu vi a prova dela e foi ótima. Ela é tão pequena, mas nada muito rápido, é uma ótima nadadora. Acho que não devem ter no mundo tantas meninas dessa idade tão boas quanto ela. Foi terceira na série, vencendo meninas mais velhas, ela esteve ótima - disse o americano.

Com apenas 1,36m e 35 quilos, a tímida Alzain se tornou sensação em Kazan. Empolgada com a oportunidade de estar ao lado de seus maiores ídolos, a menina tirou dezenas de fotos com atletas e também foi bastante tietada. Grevers foi um dos que a encontraram pelos corredores.

- Pensei que fosse uma fã quando veio. Então, disse que não, que ia nadar no evento. Eu perguntei: o quê? Isso é incrível. Ela tem quase um terço do meu tamanho. Isso é muito legal. Deve estar sendo uma grande experiência para ela, para sua família e seu país - contou o veterano de 30 anos.

Fã de Missy Franklin, a pequena nadadora do Bahrein nadou neste sábado, em sua despedida do campeonato, com um maiô semelhante ao da estrela americana. Um presente recebido do pai após a boa estreia na sexta.

- Meu pai comprou para mim e eu gostei muito. A cor é muito bonita.

Durante os treinos em Kazan, Alzain chegou a nadar na mesma raia de Missy. Mas apesar de ter a americana como uma de suas principais referências, mostrou comportamento de atleta no encontro. Perguntada se falou com a americana na piscina, a menina explicou:

- Não falei. Ela estava nadando, e eu, também. Tirei uma foto com ela depois, foi divertido. Vou lembrar de ter conhecido a Missy Franklin, a Sarah Sjöström (sueca campeã dos 200m borboleta), a Bronte Campbell (australiana campeã dos 100m livre). Estou muito feliz de ter participado do campeonato - concluiu a menina.

http://globoesporte.globo.com/