Veja onde deve ser a final da Copa Libertadores de 2024
Associação argentina ofereceu Buenos Aires para ser a sede; estádio deve ser definido só com torneio em andamento
A direção da AFA (Associação de Futebol da Argentina) se candidatou para receber a final da Copa Libertadores de 2024, previamente marcada para 30 de novembro, um sábado. A Itatiaia apurou que a Conmebol gostou da possibilidade, já que o país ainda não recebeu uma decisão única da competição.
Buenos Aires seria a sede, e isso deve ser confirmado até março de 2024. Mas a escolha do estádio só ocorreria mais ao final do ano, quando estivesse mais claro quais clubes poderiam ser os finalistas. O reformado Monumental de Nuñez, estádio do River Plate, com capacidade para mais de 80 mil pessoas, é o plano A, mas vai depender dos possíveis finalistas.
Caso no afunilamento do mata-mata as equipes argentinas fiquem fora, ou os clubes candidatos tenham menor capacidade para levar grande número de torcedores até a capital argentina, um estádio com menor capacidade seria escolhido.
O Fluminense, campeão da Libertadores de 2023, e o São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil, são os brasileiros já classificados para a Libertadores de 2024. Os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro da Série A vão direto à fase de grupos, enquanto quinto e sexto disputam as fases preliminares.
Apoio da CBF
O presidente da AFA, Claudio Tapia, formalizou a candidatura para a Conmebol na semana passada, quando esteve no Brasil para a final da Libertadores-2023 entre Fluminense e Boca Juniors, no Rio, sábado passado (4). Os brasileiros venceram por 2 a 1, na prorrogação.
O tema, entretanto, ainda não esteve na pauta da reunião do Conselho da confederação sul-americana que ocorreu na sexta-feira (3), na sede da CBF. Isso será colocado aos filiados em encontro no início de 2024. Os presidentes da confederação brasileira, Ednaldo Rodrigues, e da Associação Uruguaia de Futebol, Ignacio Alonso, apoiaram o pleito argentino.
Desde 2019 os torneios de clubes da Conmebol, as Copas Libertadores e Sul-Americana, têm suas finais em jogos únicos. Lima, em 2019, Maracanã, em 2020 e 2023, Montevidéu, em 2021 e Guayaquil, em 2022, foram as sedes das decisões da Libertadores. Assunção (2019), Córdoba (2020 e 2022), Montevidéu (2021) e Maldonado (2023) foram palco do fim da Sul-Americana.
A Copa Sul-Americana
Já para a final da Copa Sul-Americana, até o momento não há país candidato. A Conmebol considerou positiva a final realizada entre Fortaleza e LDU de Quito, em 28 de outubro, na cidade e Maldonado, na região de Punta del Este, no Uruguai. O jogo foi no pequeno estádio Domingo Burgueño, com público de 22 mil pessoas.
Tendência é que a a Conmebol escolha um país-sede com antecedência para a final da Copa Sul-Americana, mas espere a definição dos semifinalistas, e a capacidade de levar torcedores ao estádio, para decidir o palco. O jogo está previamente marcado para 23 de novembro do ano que vem.
Marcel Rizzo da Itatiaia