Ultramaratonista junta grana para adotar cachorro que o seguiu por 250 km durante prova

04/08/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

Amizades verdadeiras surgem nos lugares mais inusitados. O ultramaratonista escocês Dion Leonard sabe bem disso. Ele ganhou uma amiga canina durante uma das competições mais duras do mundo, a 4 Desert Race, uma corrida por um deserto no interior da China.

Leonard conta que a cachorrinha vira-lata, chamada Gobi, começou a segui-lo a partir do segundo dia de competição e, não desgrudou mais dele, até o sétimo e último dia da prova, percorrendo cerca de 250 km no total. Os dois atravessaram dunas de areia, rios e montanhas e criaram um forte laço de amizade.

No segundo dia, ela decidiu correr comigo ao longo da cordilheira Tian Shan. Gobi já havia estado conosco no dia anterior, quando atravessamos uma das maiores dunas de areia da China, mas só no segundo dia decidiu ficar comigo, disse Leonard, em entrevista à BBC.

Em alguns momentos durante a corrida tivemos de atravessar grandes rios. Eu estava lá para correr e competir e fazer meu melhor para ganhar a prova. Mesmo sem tempo para isso, carreguei Gobi nas minhas costas. Foi então que percebi que precisava levá-la comigo, completou.

O problema é que custa caro para importar um animalzinho da China para o Reino Unido. Leonard, então, fez uma campanha online para arrecadar os cerca de R$ 21.500 necessários para cobrir despesas com veterinários e custos da quarentena. O atleta, no entanto, conseguiu muito mais e já conta com cerca de R$ 33.100.

Por enquanto, Gobi ainda está vivendo no deserto na China e sendo cuidada por um amigo do ultramaratonista. Leonard espera que a cachorrinha chegue na Escócia até o Natal.

UOL