Tsuboi joga com 26 pontos no braço, é ouro e mostra estrago: Doeu muito

22/07/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Gustavo Tsuboi jogou a final por equipes dos Jogos Pan-Americanos de tênis de mesa com 26 pontos no braço. Um para cada ponto sofrido no tranquilo duelo contra os paraguaios, em que ao lado de Hugo Calderano, sacramentou o triunfo com uma vitória nas duplas sobre Axel Gavilan e Marcel Aguirre por 3 a 0, parciais de 13/11, 12/10 e 11/5. O acidente ocorreu quando o mesa-tenista ficou preso no box do banheiro e, ao tentar empurrar a porta de vidro, esta estilhaçou e perfurou o braço do jogador.

- O box estava emperrado, e eu não conseguia nem abrir nem fechar. Dei uma forçada e estourou o vidro. Estilhaçou tudo e acabei me cortando, tomei 26 pontos no braço. Doeu muito, mas já está tudo superado - disse.

O acidente aconteceu dez dias antes da estreia no Pan. O tratamento foi rápido, mas atrapalhou um pouco a fase final da preparação rumo à Toronto:

- Com o acidente, fiquei alguns dias sem treinar. Voltei a pegar na raquete há seis dias. Fui aumentando progressivamente os treinos. Um dia antes de começar o Pan, já conseguia fazer todos os movimentos do saque, que requer muita mobilidade do punho. Um dia antes do Pan, já realizei todos os movimentos - disse.

O ouro por equipes foi o terceiro seguido de Gustavo Tsuboi. O mesa-tenista de 31 anos já havia feito parte da equipe em 2007 e 2011. O foco agora é o torneio individual, que tem início nesta quarta-feira. Em 2011, no Pan de Guadalajara, ele teve uma virose e levou soro na veia. Para a competição de Toronto, ele diz que as dores no braço não vão atrapalhar:

- Para mim é um novo desafio, em Guadalajara (Pan de 2011) fiquei doente, tomei soro na veia porque não conseguia comer. Joguei o individual muito mal, espero estar inteiro dessa vez. A expectativa é, apesar do acidente, a melhor possível - relembrou.

Tsuboi estreia na competição contra o equatoriano Geovanny Coello. No mesmo grupo, estão Khanak Jha, dos Estados Unidos, e Marko Medjugorak, do Canadá. Os dois primeiros colocados avançam para as oitavas de final.

http://globoesporte.globo.com/