Troféu Adhemar Ferreira da Silva reúne profissionais e universitários

13/04/2023 09h47 - Atualizado há 1 ano

A competição que une atletas dos dois segmentos será realizada nos dias 5 e 6 de maio, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo; a parceria entre a CBAt e a CBDU está dentro da hashtag #somos atletismo

Cb image default
Izabela Rodrigues foi destaque da competição em 2022 (Foto: Carol Coelho/CBAt)

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo será realizado nos dias 5 e 6 de maio no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo, com entrada franca para o público. É uma parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) dentro da hashtag #somosatletismo.

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva é uma das seis competições que foram indicadas pela CBAt para receber o upgrade de categoria F para E na soma de pontos no Ranking Mundial da World Athletics, que também é um dos critérios de qualificação para o Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto.

O período de inscrição em que o sistema estará aberto é a partir desta sexta-feira (14/4) até segunda-feira (17/4) pelo Sistema On-Line Extranet da CBAt pelos clubes interessados. As Atléticas e Ligas Universitárias devem garantir a participação de seus atletas pelo e-mail té[email protected], com listas separadas de atletas por sexo, com nome completo, data de nascimento, prova a ser realizada e resultado, se tiver.

O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento em Atletismo fica na Estrada Municipal Antônio de Franco Lima, s/n, no Bairro do Campo Novo, Bragança.

A Sessão Informativa Virtual será realizada no dia 4 de maio, a partir das 16 horas por plataforma a ser enviada pela CBAt diretamente às equipes ao final do período de inscrições.

Organizada pela UniSantAnna em suas primeiras edições – a primeira foi em 1991 –, o Troféu foi oficializado no calendário da Confederação Brasileira de Atletismo e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A conquista é um grande mérito do idealizador do Troféu, ex-reitor da UniSantAnna e um dos maiores apoiadores do Esporte Universitário Brasileiro, Leonardo Placucci Filho.

A CBAt e a CBDU fecharam um termo de parceria com o propósito de desenvolver e aperfeiçoar ações de interesses convergentes entre as duas entidades na gestão do atletismo brasileiro. O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos lembrou a importância da execução do programa de transição de carreira e pós-carreira dos atletas, com a viabilização de bolsas de estudos em várias universidades do País.

No ano passado, também em Bragança, a FECAM/ASSERCAM (PR) foi a campeã na classificação geral, com 235 pontos. O SESI-SP foi o segundo colocado, com 194,5, seguido de EC Pinheiros-SP, com 151 pontos.

Os atletas olímpicos Izabela Rodrigues da Silva (IEMA-SP), do lançamento do disco, e Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP), dos 100 m, 200 m e revezamento 4x100 m, foram eleitos os destaques individuais da competição.

Assessoria de Comunicação CBAt