TAEKWONDO: Com invicto e “caloura”, atletas de MS tentam vaga na seleção brasileira

07/02/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Palco de disputas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Arena Carioca I recebe cerca de 300 atletas para o Grand Slam de taekwondo, entre sexta-feira (8) e domingo (10). Com quatro atletas de Mato Grosso do Sul no páreo, o torneio vai formar a seleção brasileira permanente de 2019 das categorias adulto e juvenil.

Campeão do Centro-Oeste Open e da Copa do Brasil em 2018, Luiz Felipe Aquino vai disputar vaga na classe juvenil - 14 a 17 anos - até 48 kg do time nacional. Segundo seu treinador, Fábio Costa, Aquino está invicto em lutas realizadas no Brasil há três anos. Neste período, o atleta disputou o Campeonato Mundial da classe cadete, realizado em Sharm el-Sheikh, no Egito, em 2017, quando foi eliminado na estreia.

Maria Alice Lopes, da categoria juvenil até 55 kg, se garantiu no Grand Slam por meio da Copa do Brasil 2018. A lutadora voltou para Campo Grande recentemente, vinda de Minas Gerais, e é “caloura” na equipe sul-mato-grossense. Ela teve apenas dois dias de treino com Fábio Costa.

Já Suzanna Aquino, irmã de Luiz Felipe, vai tentar se manter na seleção brasileira juvenil, mas em outra categoria de peso. Campeã do Grand Slam 2018 pela faixa até 49 kg, a atleta está inscrita na classe até 59 kg.

A única competidora de Mato Grosso do Sul entre os adultos é Nathassia Amaral, que vai lutar por vaga na seleção na categoria até 73 kg. A corumbaense se classificou para o Grand Slam via Copa do Brasil.

A pesagem oficial dos cadetes - 12 a 14 anos - será realizada nesta quinta (7), enquanto os combates serão na sexta. Os atletas adultos passam por pesagem na sexta e lutam no sábado (9). Já os competidores juvenis têm pesagem prevista para sábado e disputas marcadas para domingo.

Por JONES MÁRIO

Foto: Divulgação / Academia Fábio Costa

CORREIO DO ESTADO