Sul-Americano Sub-23 celebra a festa do atletismo no continente
Competição será disputada de quinta-feira a sábado no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel, Paraná. A competição reunirá 277 atletas de 11 países e os fãs do esporte poderão acompanhar as provas ao vivo pelo YouTube da CBAt. No estádio, a entrada é franca.
Em mais uma iniciativa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Campeonato Sul-Americano Sub-23 será disputado de quinta-feira (29/9) a sábado (1/10), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel, Paraná. A competição reunirá 277 atletas de 11 países e os fãs do esporte poderão acompanhar as provas ao vivo pelo YouTube da CBAt. No estádio, a entrada é franca.
O evento será aberto às 9 horas desta quinta-feira, com a disputa dos 100 m do decatlo. Neste primeiro dia, estão previstas 17 finais – sendo quatro na etapa da manhã e 13 à tarde, numa verdadeira festa do esporte do continente.
O Brasil, como sede, terá o maior número de participantes, com 78 inscritos – equipe completa - em busca de manter a hegemonia da competição. Entre as atrações nacionais estão seis atletas que integraram a seleção na disputa do Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos, em julho: Lorraine Martins (Pinheiros-SP), Maria Victória Sena (APA-SP), Chayenne Pereira (Pinheiros-SP), Erik Cardoso (SESI-SP), Lucas Vilar (SESI-SP) e Douglas Mendes (Balneário Camboriú-SC).
Renan Galina (AA Máringa-PR), o jovem paranaense de 18 anos, ganhou destaque quando correu os 200 m em 20.12 (0.8) no Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 de Cuiabá (MT), no dia 19. Ele obteve o índice para o Mundial de Budapeste adulto ao ar livre de 2023, novo recorde brasileiro e sul-americano sub-20, recorde brasileiro sub-23.
Renan vai disputar os 200 m e também estará na equipe brasileira do revezamento 4x100 m. “Estou muito confiante. Maringá é pertinho de Cascavel e vou me sentir em casa. “Conheço bem a pista, me sinto bem e confiante. Vou correr sempre pensando em evoluir”, comentou Renan que poderá contar com a torcida dos pais na arquibancada.
Entre os jovens participantes de destaque está também Gabriel Boza (APA-SP), medalha de bronze no Mundial Sub-20 no salto em distância, disputado este ano em Cáli, Colômbia.
Para Rosana Soares, treinadora-chefe da equipe feminina, o time está muito forte. "O grupo é excelente e tem uma mescla interessante de experientes e jovens atletas. Estou muito otimista quanto ao desempenho da equipe. Estivemos na pista treinando e deu para perceber que todas estão bem focadas, acredito que mesmo com o frio poderemos ter excelentes marcas e resultados. Com foco e determinação, o grupo promete conquistar várias medalhas para o Brasil", comentou a treinadora.
Para o treinador-chefe da equipe masculina, Diogo Dias Gamboa, são boas também as perspectivas. "Nossas expectativas são as melhores possíveis. Todos estão em ótimas condições físicas e prontos para a competição. Todos entregarão o melhor, com certeza. É uma honra integrar a comissão técnica, ainda mais com treinador-chefe".
Em 2021, no Estádio Modelo Alberto Spencer, em Guayaquil, Equador, o Brasil manteve a hegemonia continental, com a conquista de 56 medalhas (25 de ouro, 18 de prata e 13 de bronze), e com 516 pontos (275 no masculino e 241 no feminino).
O Equador, competindo em casa, ficou em segundo lugar com 226 pontos (126 no masculino e 100 no feminino) e a Colômbia, em terceiro, com 223 pontos (103 no masculino e 120 no feminino).
SERVIÇO - O Sul-Americano terá entrada franca para o público, sem a necessidade de apresentação de ingresso, a quem for ao Centro Nacional, que fica na Avenida Amazonas, s/n, Parque Verde. Para os fãs do atletismo em todo o Brasil, a competição terá transmissão ao vivo pelo canal YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O Campeonato Sul-Americano Sub-23 é uma competição do calendário da Sul-Americana, realizado pela CBAt em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC).
CBAt