Suárez não quer ficar no Grêmio e está a 'um passo' de jogar no Inter Miami, afirmam jornais uruguaios
Diversos sites noticiosos do país já dão como certa a transferência do jogador e detalham conflitos dele com o Tricolor Gaúcho
O atacante Luis Suárez estaria vendo a possibilidade de devolver ao Grêmio os salários recebidos, desde a sua contratação, no fim do ano passado, para deixar o clube. A informação, divulgada pelo portal uruguaio da "ESPN", seria o primeiro passo para facilitar a sua transferência para o Inter Miami e se juntar a Lionel Messi.
A imprensa Uruguaia dá como quase certa a transferência do atacante para os EUA. Segundo o portal de notícias "El Observador", o clube dos EUA quer cercar Messi com jogadores fortes. O atacante uruguaio, de 36 anos, está na lista.
Segundo a ESPN, Suárez está a "um passo do Inter Miami" e já há, inclusive, números e papéis acertados. Um outro repórter da emissora, Martín Arévalo, afirma que ele "não teria mais vontade de jogar com a camisa do Grêmio".
Para Arévalo, a amizade com Messi, especialmente na relação familiar, é um fator determinante para o jogador do Tricolor Gaúcho.
Segundo o portal "Ovación", um impedimento, no entanto, é a multa rescisória do jogador, que está em torno de R$ 377 milhões.
O outro é que, desde 2007, na MLS, os clubes podem ter até três jogadores fora do limite salarial permitido, os chamados TAM (targeted allocation money, em inglês). O time já preencheu esse critério com Messi, Busquets e o venezuelano Josef Martínez.
Fontes próximas a Suárez falaram ao "Ovácion" que ele havia chegado a um acordo com o Grêmio, para rescindir contrato. Mas, uma exigência do Tricolor Gaúcho era que ele não assinasse com outra equipe até o final do ano – já que ele estava de saída, supostamente, pelas dores no joelho.
O atleta então ofereceu cerca de R$ 48 milhões (o valor recebido neste semestre e uma rescisão contratual) para sair do clube. Porém, o Tricolor argumentou que o jogador traz retorno financeiro e, claro, não quer que ele jogue em outro lugar.
Para Suárez, de forma geral, ele está sendo desrespeitado. Ainda de acordo com o jornal, algo que reforça essa teoria é fato de que o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, não respondeu às últimas mensagens do uruguaio.
Somada à insatisfação, Suárez vem alertando o clube sobre as dores no joelho. O desejo do atleta é diminuir o ritmo, algo que seria possível na MSL.
A diretoria do Grêmio, no entanto, segue firme na ideia de o atacante não defender as cores de outro clube ainda este ano. O uruguaio, porém, não está de acordo com a exigência.
Ao TyC Sports, Jorge Mas, coproprietário do Inter Miami, disse: "Luis Suárez é jogador do Grêmio. É um craque e é histórico, sabemos da sua relação com Jordi Alba, Messi e Busquets mas ele é jogador do Grêmio e eu respeito isso".
Suárez desistiu de tratamento na Espanha
Luis Suárez, que se queixava de dores no joelho direito, chegou a cogitar tratamento com médicos da Espanha. A mesma imprensa uruguaia, porém, disse que o atacante desistiu de se tratar em terras espanholas, informou o jornal "El Observador".
Luis Suárez desistiu de viajar à Espanha para fazer tratamento especial no joelho direito e vai permanecer em Porto Alegre para melhorar das dores.
Do R7, com Jogada 10