STJD confirma denúncia e São Paulo pode ser punido por caso Iago

16/10/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Na tarde desta sexta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a denúncia sobre a contratação do zagueiro Iago Maidana pelo São Paulo. No julgamento, que ainda não tem data definida, o Tricolor Paulista pode ser impedido de fazer contratações na próxima janela de transferências. Em 8 de outubro, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, já havia anunciado que apresentaria a denúncia ao São Paulo.

O São Paulo pagou R$ 2,4 milhões por 60% dos direitos econômicos de Maidana, que havia passado dois dias registrado no Monte Cristo, clube da Terceira Divisão de Goiás. Para chegar ao modesto clube goiano, o beque foi comprado do Criciúma por um grupo de investidores chamado Itaquerão Soccer por R$ 800 mil, em prática proibida pela Fifa desde maio.

Além disso, a Itaquerão pertence a um conjunto de empresas de pequeno porte na Zona Leste da capital paulista e que tem como carro-chefe uma distribuidora de bebidas. A CBF, após denúncias da imprensa, exigiu que todas as partes envolvidas enviasse documentos referentes à negociação e elaborou um dossiê, entregue ao STJD em 7 de outubro.

O São Paulo poderá ser punidos pelos seguintes artigos:

Art. 10 - Nenhum clube poderá ajustar ou firmar um contrato que permita a qualquer das partes, ou a terceiros, assumir uma posição em razão da qual possa influir em assuntos laborais e de transferências comprometendo a independência, a política ou a atuação desportiva do clube, em obediência ao art.18bis do regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA e ao art.27-B da Lei nº9.615/98.

Parágrafo único - Por força do art.18ter do Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA, é vedado que terceiro referido no caput deste artigo obtenha o direito de participar parcial ou integralmente, de um valor de transferência pagável em razão da futura transferência dos direitos de registro de um atleta de um clube para outro.

Fonte: UOL esportes