Seleção Olímpica encerra etapa preparatória no Egito contra anfitriões

17/11/2020 09h11 - Atualizado há 4 anos

Último treino teve clima leve e homenagem ao ex-treinador das seleções de base, Carlos Amadeu, que faleceu neste domingo. Brasil e Egito se enfrentam amanhã às 16h no Estádio Internacional do Cairo

Cb image default
Créditos: Ricardo Nogueira/CBF

A Seleção Olímpica realizou ontem o último treino do período de preparação no Egito para os Jogos Olímpicos 2021. Amanhã, a equipe brasileira enfrenta os donos da casa no Estádio Internacional do Cairo hoje (17) às 16h (horário de Brasília). Será o segundo dos dois jogos agendados no país africano. O primeiro foi contra a Coreia do Sul no último sábado, com vitória da Amarelinha por 3 a 1, gols de Matheus Cunha, Rodrygo e Reinier.

"Vai ser mais um jogo duro. O Egito é campeão no seu continente, ganhou todas as partidas no classificatório. É mais forte fisicamente do que a Coreia do Sul, tem outra organização defensiva. Isso vai nos exigir outro desenho na frente, outras ações. Jogo difícil, mas a gente também está mais entrosado e mais confiante após vitória no primeiro jogo", avaliou o técnico André Jardine.

No último treino, Jardine promoveu um trabalho tático simulando o sistema defensivo do adversário. O objetivo era melhorar a circulação da bola, a ocupação dos espaços e as triangulações no ataque.

O técnico não definiu a equipe titular contra o Egito. "A gente quer dar uma última avaliada nos jogadores. Queremos risco zero de lesão. Se todos estiverem bem, a tendência é começar com a mesma equipe do jogo contra a Coreia", adiantou.

O treinamento rolou já no local da partida, o Estádio Internacional do Cairo, com capacidade para 70 mil pessoas. No entanto, por conta da pandemia, o jogo será sem a presença de torcedores. Pela manhã, seguindo o protocolo de prevenção ao Covid-19, a delegação brasileira passou por testes para entrar em campo contra os egípcios. 

O lateral Caio Henrique aprovou o palco do jogo. Já em clima de despedida do período de preparação, o jogador elogiou os atletas convocados pela primeira vez. Aumenta a concorrência, mas quem ganha é o Brasil. "Muitos jogadores de qualidade. Para estar no radar tem que estar jogando em alto nível. Todos têm o aval do professor e foram muito bem recebidos. Estão aqui para ajudar a Seleção".

Antes do treino, os jogadores fizeram um grande círculo no gramado e prestaram uma homenagem a Carlos Amadeu, ex-treinador da Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20 que faleceu neste domingo. Muitos convocados por Jardine trabalharam com Amadeu nas categorias inferiores, entre eles Matheus Cunha, Marcos Bahia, Brazão, Phelipe, Rodrygo, Tetê e Emerson. Na partida contra o Egito será respeitado um minuto de silêncio em memória de Amadeu.

O confronto contra o Egito marca o encerramento das atividades da Seleção Olímpica em 2020. Mais duas convocações estão previstas até os Jogos Olímpicos, em março e junho de 2021.

Brasil x Egito terá transmissão ao vivo dos canais por assinatura SporTV e BandSports. A bola rola às 16h (horário de Brasília) direto do Estádio Internacional do Cairo.

A Seleção Olímpica no Egito:

Goleiros: Phelipe Megiolaro (F.C. Dallas), Daniel Fuzato (Gil Vicente F.C) e Gabriel Brazão (Real Oviedo).

Laterais: Emerson (Real Betis), Dodô (Shakhtar Donetsk) e Caio Henrique (Mônaco. F.C)

Zagueiros: Lyanco (Torino), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Murilo (F.C Lokomotiv)

meias: Wendel (Zenit), Maycon (Shakhtar Donetsk), Marco Antônio (Shakhtar Donetsk), Reinier (Borussia Dortmund), Gustavo Assunção (Famalicão) e Mauro Junior (PSV)

Atacantes: Rodrygo (Real Madrid), David Neres (Ajax), Tetê (Shakhtar Donetsk), Evanilson (Porto), Matheus Cunha (Herta Berlim) e Danilo Pereira (F.C Twente)

Números da Seleção Olímpica na preparação para Tóquio 2021:

19 jogos disputados

14 vitórias

2 empates

2 derrotas

47 gols marcados

15 sofridos

60 atletas convocados

17 deles convocados pela primeira vez para a Seleção Brasileira

Matheus Cunha é o artilheiro no período com 15 gols.

Resultados durante a preparação:

Torneio de Toulon/2019

Brasil 4 x 0 Guatemala

Brasil 4 x 0 França

Brasil 5 x 0 Catar

Brasil 2 x 0 Irlanda

Brasil 1 x 1 Japão

Jogos preparatórios/2019

Brasil 2 x 0 Colômbia

Brasil 3 x 1 Chile

Brasil 4 x 1 Venezuela

Brasil 2 x 3 Japão

Brasil 1 x 0 EUA

Brasil 0 x 1 Argentina

Torneio Pré-Olímpico/2020

Brasil 1 x 0 Peru

Brasil 3 x 1 Uruguai

Brasil 5 x 3 Bolívia

Brasil 2 x 1 Paraguai

Brasil 1 x 1 Colômbia

Brasil 1 x 1 Uruguai

Brasil 3 x 0 Argentina

Jogos preparatórios/2020

Brasil 3 x 1 Coreia do Sul 

Confederação Brasileira de Futebol