Seleção é eliminada e perde chance de subir para a 1ª divisão
A seleção brasileira de rúgbi foi eliminada nas quartas de final do Torneio Qualificatório da Série Mundial de Sevens, a segunda divisão mundial da modalidade, disputado em Hong Kong. A seleção foi derrotada pelo Zimbábue por 21 a 14 e perdeu a chance de subir para a elite do rúgbi.
O Brasil começou a campanha com uma vitória sobre Hong Kong por 17 a 12. Na sequência, perdeu para o Uruguai por 14 a 7 e derrotou o México por 33 a 10 ainda na fase de grupos, classificando-se em segundo. Neste sábado (28), o adversário nas quartas foi o Zimbábue, tradicional seleção de rúgbi com quatro participações em mundial.
Tivemos uma ótima participação no maior torneio do mundo. Apesar de termos perdido para o Zimbábue, mesma seleção que nos tirou do torneio de Hong Kong em 2013, pudemos sentir dentro de campo que estamos com mais volume de jogo e muito melhores fisicamente, comentou Fernando Portugal.
Apenas cinco dos doze jogadores de 2015 estiveram na campanha de 2013, ou seja, temos muito a evoluir, concluiu.
Nos dias 16 e 17 de maio, o Brasil disputará a etapa de Londres da primeira divisão do circuito como convidado, enfrentando novamente os melhores do mundo.
PREPARAÇÃO OLÍMPICA
Além da chance de subir para a elite, o torneio era visto pela Seleção como preparativo para os Jogos Olímpicos do Rio. O Brasil não disputa o pré-olímpico pois já tem vaga garantida como país-sede.
Estamos trabalhando muito, mas é um desafio muito grande. Muitos jogadores trabalham ou estudam, disse o técnico do Brasil, Andrés Romagnoli.
Em entrevista à agência de notícias internacional, AFP, Fernando Portugal também falou sobre as dificuldades do esporte no Brasil.
Temos que lutar contra o o futebol para termos campos para jogar. Até as equipes menores de futebol têm preferência sobre as de rúgbi. Às vezes tenho que treinar na praia, declarou.
Para Romagnoli, o desempenho da seleção nos Jogos Olímpicos será determinante para o futuro do esporte no país. O rúgbi é desconhecido no Brasil. Espero que depois do Rio se torne um jogo conhecido, concluiu.
www.correiodoestado.com.br